A inteligência automobilística está a ganhar novas perspetivas com o passar dos anos. Apesar de ainda ser algo moderno e em processo de estudo e avaliação, os carros elétricos têm-se tornado cada vez mais presentes em Portugal. Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em 2016 foram produzidos somente 1.640 carros elétricos, contra os 41.757 produzidos em 2024.
Claro que os veículos elétricos ainda são uma minoria no país, mas representaram 20% das vendas no ano de 2024. No início de 2025, o número de carros elétricos em circulação em Portugal era de 167 mil. Segundo o Eurostat, em 2025 foram registados em Portugal 210.223 novos automóveis, dos quais 41.837 eram carros elétricos.
O aumento na produção desses chamados carros do futuro dá-se, principalmente, devido ao interesse da população em reduzir a emissão de CO2. Diante disso, muitas pessoas têm optado por comprar ou alugar veículos elétricos. Os países que valorizam este método de transporte também acabaram por tornar-se os “queridinhos” dos turistas ecológicos.
Por que é que os carros modernos estão a ganhar espaço no turismo em Portugal
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o turismo em Portugal contribuiu com 34 mil milhões de euros para a economia. Esse valor é equivalente a 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em simultâneo, os turistas representam 60% dos responsáveis pela movimentação do mercado de aluguer de veículos.
Ter um veículo para aproveitar o seu passeio ou a sua visita a um país é sinónimo de liberdade. Pode desfrutar de roteiros adaptados e aproveitar todos os momentos do seu tempo. Por isso, muitos turistas adoram a ideia de alugar um veículo durante a sua viagem.
Um estudo da Euromonitor International mostrou que cerca de 80% dos viajantes estão dispostos a pagar, pelo menos, 10% mais pelas suas viagens em prol das questões relacionadas com a sustentabilidade. Considerando o perfil mais ecológico e moderno dos turistas de hoje, eles têm mostrado um crescente interesse por carros inteligentes e elétricos. Diante disso, as frotas têm de se modernizar, adquirindo modelos elétricos, híbridos e com painéis cada vez mais atuais.
O impacto da mobilidade elétrica no turismo
Economicamente os carros elétricos também são vistos como vantajosos, uma vez que geram menos gastos com combustível. As menores emissões e maior espaço interno também acabam por pesar na escolha. No momento de conduzir, também é possível aproveitar uma viagem silenciosa e confortável, graças às tecnologias do veículo.
Tanto quando a população local começa a aderir aos carros elétricos como quando os turistas o fazem, é preciso que o país se adapte a esta nova realidade. Assim, mais postos de carregamento públicos estão a surgir em Portugal. Eles já se encontram nos principais pontos turísticos e em grande parte dos municípios.
De acordo com a ACAP, Portugal possui 5.767 postos de carregamento público. Estes são divididos em 10.713 pontos de carregamento e 12.104 tomadas de carregamento. A tendência é que esse volume cresça ainda mais, tornando os veículos elétricos mais acessíveis e vantajosos.
O que considerar ao alugar um carro moderno em Portugal
Para fazer uma boa escolha de carro para usar na sua viagem a Portugal, é preciso considerar alguns pontos. Antes de mais nada, é fundamental que entenda as principais diferenças entre um carro híbrido e um 100% elétrico, para decidir qual se encaixa melhor no seu perfil e na sua rota. Em seguida, pontos-chave devem ser questionados:
● Diferenças entre carros automáticos e manuais. A facilidade e o conforto para conduzir dependem disso. Mesmo um carro espaçoso, quando manual, pode ser uma dor de cabeça.
● Autonomia dos elétricos em viagens longas. Carros 100% elétricos podem ter baixa autonomia, o que exige uma rota personalizada com paragens estratégicas para carregamento. Para ter mais tranquilidade, quanto maior for a autonomia do veículo, melhor.
● Necessidade de apps para carregamento. Alguns modelos exigem que tenha uma app de carregamento. Certos pontos de carregamento também cobram esse tipo de funcionalidade. Por isso, sempre tenha todas as informações necessárias para não ser apanhado de surpresa.
Como escolher entre elétrico, híbrido ou combustão
Cada contexto e viagem exigem um modelo diferente de carro. Claro que os veículos elétricos são os mais recomendados pela sua baixa emissão de CO2 e maior conforto. No entanto, dependendo do que planeia para a sua viagem, outros modelos podem ser mais adequados.
Para viagens urbanas o elétrico funciona perfeitamente, atendendo à necessidade do utilizador. Caso planeie conduzir por percursos mais longos e andar na estrada, veículos híbridos ou a combustão podem ser mais adequados graças à sua autonomia. Tratando-se de contextos montanhosos ou rurais, tudo dependerá da potência do carro, que deve ser escolhido a dedo.
Caso opte por um carro elétrico, lembre-se de se preparar com antecedência. Uma boa dica é instalar uma app que indique pontos de carregamento em Portugal e no mundo. Assim, pode planear uma rota que faça sentido e não vai ficar desamparado.
Cuidados importantes antes e durante a viagem
Antes de usar o veículo para curtir a sua viagem, faça um check-up completo. Veja a pressão dos pneus, avisos no painel, luzes e travões. Certifique-se da carga ou combustível disponíveis e o estado do sistema de escape. Mesmo carros mais modernos e com manutenção, podem apresentar algum tipo de problema.
Apesar de veículos atuais serem bem equipados e muito mais seguros, todo cuidado é pouco antes de fazer-se à estrada. Pode pesquisar com antecedência para entender melhor o que deve avaliar. Também pode descobrir mais coisas sobre avarias no sistema de escape na autopecasonline24.pt, que tem todos os detalhes necessários.
Com tudo em dia e o carro pronto para andar, já pode curtir a sua melhor viagem. Tendo o trajeto elaborado e organizado, é possível aproveitar grandes momentos. O uso de veículos modernos torna a viagem toda ainda mais confortável.
Recomendado
Mais Lidos

