É entre o Oceano Atlântico e o estuário do Rio Sado, a apenas uma hora de Lisboa, que encontramos o paraíso da Comporta. Nesta pequena aldeia, o luxo e a tradição convivem lado a lado, venha comprovar com as dicas do All About Portugal. Entre as charmosas casinhas brancas com detalhes azuis, pode optar por espaços de restauração e alojamentos mais típicos ou mais luxuosos, para todos os gostos e todas as bolsas.

Quando nos debruçamos sobre o que ver na Comporta, saltam desde logo à mente as suas praias paradisíacas e o encantador e mágico Cais Palafítico da Carrasqueira. Mas a Comporta é muito mais do que isso, deixe-se demorar pela sua castiça aldeia, com apenas 600 habitantes, onde as atividades predominantes ainda são a agricultura, a pesca e a indústria de preparação do arroz. A sua riqueza gastronómica é outro ponto que vale a pena explorar com atenção, numa viagem de paladares e aromas que o encantarão. Não deixe de provar a caldeirada de enguias e a massada de peixe.

Diz-que que um dos pores do sol mais bonitos do país pode ser observado no Cais Palafítico da Carrasqueira, venha comprovar e deixe-se deslumbrar!

Cais Palafítico da Carrasqueira

Cais Palafítico da Carrasqueira

No topo do que ver na Comporta está inegavelmente o mítico Cais Palafítico da Carrasqueira, com as suas castiças pontes em madeira assentes sobre estacas. Esta rede de passadiços foi construída pelos pescadores sobre o lodo do sapal que entra pelo Rio Sado adentro, de maneira a chegarem mais facilmente às suas embarcações, testemunhando hoje em dia a luta do homem contra o assoreamento do Rio Sado. Um quadro deveras fotogénico, em especial se apreciado ao por do sol.

Museu do Arroz

Museu do Arroz

Integrado na Herdade da Comporta, este museu funciona no edifício da antiga fábrica de descasque de arroz, datada de 1952. Aqui poderá conhecer a história da orizicultura na região, através de fotografias, filmes e maquinaria diversa, como silos, noras ensacadoras e depósitos de arroz. Destaque para o seu restaurante, com o mesmo nome, onde a estrela, como não poderia deixar de ser, é o arroz.

Adega da Herdade da Comporta

Adega da Herdade da Comporta

Nesta adega tradicional poderá fazer provas de vinhos da Herdade da Comporta, néctares únicos distinguidos pelas suas qualidades aromáticas, caraterísticas resultantes do clima influenciado pela proximidade do mar. Num espaço que combina a tipicidade e a tradição com apontamentos de modernidade, os visitantes podem ainda fazer uma visita aos bastidores da produção de vinhos, com uma degustação de produtos regionais.

Península de Troia

Península de Troia

Localizada a sul de Setúbal, entre o estuário do Sado e o Atlântico, a Península de Troia é um autêntico paraíso natural, que encanta todos que por lá passam. Por entre as maravilhosas praias de areia branca, sobressai ainda a Serra da Arrábida, um paraíso para os apaixonados por caminhadas. Poderá ainda optar por outras atividades, como passeios de barco com observação de golfinhos ou passeios a cavalo na praia.

Praia da Comporta

Praia da Comporta

É no extremo sul da Península de Troia que encontramos a bela e extensa Praia da Comporta. Trata-se de um espaço natural preservado, tendo em vista a conservação da vegetação dunar e do pinhal que a envolvem. Oferece boas condições para a prática de surf, kitesurf, windsurf e pesca desportiva. Nos pinhais e arrozais circundantes poderá ainda dedicar-se ao birdwatching. Não deixe de conhecer esta praia, que já foi considerada a mais chique e requintada da Europa.

Praia do Pego

Praia do Pego

Dunas de areia branca a perder de vista e um mar calmo paradisíaco são a imagem de marca da magnífica Praia do Pego. Em redor, um sistema dunar de grande interesse paisagístico e ambiental. É muito procurada para a prática de pesca desportiva, recebendo alguns campeonatos. Vale a pena conhecer os restaurantes de qualidade comprovada que aqui existem, a servir pratos típicos alentejanos.

Praia do Carvalhal

Praia do Carvalhal

Inserida numa pequena aldeia de pescadores com porto de abrigo, a Praia do Carvalhal localiza-se na continuação da Praia do Pego e, tal como esta, encontra-se protegida por um sistema dunar. Em redor, os pinhais e campos de cultivo de arroz criam um ambiente deveras acolhedor e relaxante, que combina com a tranquilidade do oceano, e a tornam ideal para um dia relaxante.

 

Sendo a gastronomia um dos atrativos da região, não deixe de conhecer restaurantes emblemáticos, como o restaurante A Escola, Dona Bia, Retiro do Pescador e Gomes - Casa de Vinhos e Petiscos.