De Norte a Sul do país, passando pelas ilhas, existem quintas pedagógicas que prometem dias inesquecíveis em família. Viver na cidade já não é impeditivo de ter contacto com os animais e conhecer o dia a dia de uma quinta. Aqui, miúdos (e porque não graúdos também?) podem desfrutar da Natureza, fazer amigos de quatro patas e aprender sobre o cultivo agrícola e, nalguns casos, até têm aliado alojamento. Dar de comer aos animais, montar a cavalo, regar a hortinha ou aprender a fazer pão são atividades que certamente não esquecerão tão cedo. Siga as sugestões do All About Portugal e deixe-se envolver pela tranquilidade, que só o campo e o contacto com os animais proporcionam, nestas dez quintas pedagógicas.

Quinta Pedagógica de Braga

Quinta Pedagógica de Braga

Nesta antiga quinta tradicional minhota, pode conhecer as tradições da região, além de ter a oportunidade de participar, mediante a época do ano, nas vindimas, desfolhada e magusto, assim como dar de comer aos animais e aprender a fazer a típica broa de milho.

Quinta Pedagógica de Pentieiros - Ponte de Lima

Quinta Pedagógica de Pentieiros - Ponte de Lima

Incutir o respeito pelo mundo rural é o mote desta quinta que, para além de uma diversidade de animais, dispõe ainda de uma horta pedagógica, viveiros, estufas, pomares, e um campo de plantas aromáticas e medicinais. Caso queira pernoitar, a quinta tem um parque de campismo e caravanismo.

Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras – Mangualde

Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras – Mangualde

Com as suas acolhedoras casas, esta quinta foi pensada para proporcionar uma estadia única desde o primeiro momento: quando chega com as malas, os mais novos podem seguir em cima do carrinho de mão com a bagagem. A piscina biológica com nenúfares, a hora de alimentação dos animais e vários recantos encantadores completam o cenário.

Quinta Pedagógica dos Olivais – Lisboa

Quinta Pedagógica dos Olivais – Lisboa

Esta quinta é um recanto escondido no centro de Lisboa, um refúgio dentro da cidade para vivenciar o campo. A lista de atividades é extensa, desde conviver com os animais, ou mesmo ajudar a cuidar deles, tratar da horta e até participar em oficinas de cerâmica, aprender a fazer pão, doces e manteigas.

Quinta Pedagógica Armando Villar – Cascais

Quinta Pedagógica Armando Villar – Cascais

Assume-se 100% biológica e tem como objetivo mostrar às crianças a importância da preservação do planeta, e em especial da água. Por isso, aqui podem conhecer engenhos tradicionais de captação de água e observar sistemas de rega tradicionais. Sem esquecer, claro, a interação com os diversos animais da quinta.

Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos – Setúbal

Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos – Setúbal

Inserida na Herdade da Gâmbia, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado. Nesta quinta poderá avistar muitas aves, como pernilongos e flamingos, para além dos animais da quinta. Aqui também se metem mãos à obra, seja a confecionar pão, queijos e doces, a construir ninhos, a alimentar animais ou a conhecer o ciclo da lã e do mel.

Quinta Pedagógica Burros do Magoito – Sintra

Quinta Pedagógica Burros do Magoito – Sintra

Localiza-se em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais e, como o nome indica, visa a preservação e valorização dos burros, uma espécie em perigo de extinção em Portugal e no mundo. Promove atividades como passeios de burro, de charrete, atividades com póneis, alimentar as cabrinhas, entre muitas outras.

Quinta Pedagógica da Samoqueirinha – Odemira

Quinta Pedagógica da Samoqueirinha – Odemira

Esta unidade de turismo rural, perto das fantásticas praias de Vila Nova de Milfontes, abre as portas da sua quinta pedagógica todos os dias, das 10 às 11 horas. As crianças podem conhecer o burro, o pónei, as cabras, ovelhas, coelhos, patos, galinhas, e há ainda passeios a cavalo. O sítio ideal para passar uns dias com os mais pequenos.

Quinta Pedagógica de Portimão

Quinta Pedagógica de Portimão

Localizada na Aldeia Nova da Boavista, este espaço recria as tradicionais quintas rurais, dividindo-se em zonas de cultivo, abrigo de animais, um lago, zonas verdes e de lazer. Para além de interagir com os animais, aqui aprende-se a fazer pão, bolos e doces e assiste-se a oficinas de teatro, de papel reciclado, ou de pintura e fabrico de brinquedos ecológicos.

Quinta Pedagógica dos Prazeres – Madeira

Quinta Pedagógica dos Prazeres – Madeira

Na ilha da Madeira, esta quinta é um espaço educativo de defesa da Natureza, das tradições e da cultura local, ao mesmo tempo que oferece um interessante programa educativo. Divide-se emmini zoo, pomares, jardim de ervas aromáticas, Casa de Chá, jardim botânico, herbário e galeria de arte. Poderá adquirir produtos aqui confecionados, como sidra, licores e compotas.