Sátão

Atravessado pelo ribeiro de Sátão, a paisagem de Sátão é essencialmente rural, marcada pela presença de açudes, pela Serra de São Matias, pelo vasto património religioso e pelos vestígios arqueológicos. Em Sátão está também a maior árvore de Portugal, o Eucalipto de Contige. A gastronomia marca a região, graças ao cabrito, à vitela, ao feijão cozido com couves e carne de porco, que devem ser acompanhados pelo pão cozido no forno, como acontece com os típicos peixes do rio. À doçaria conventual juntam-se os doces típicos: cavacas e cavacos, arroz doce, fritas e bolo de azeite são alguns deles, que ligam muito bem com os tradicionais licores. Para recordação deste concelho, destacam-se as palhoças (abrigos para a chuva feitos em junco), artigos em madeira, cestaria e trabalhos em pedra.

O que fazer em Sátão

Onde Comer em Sátão

Onde dormir em Sátão

Quinta do Malhô
Quinta do Malhô

Esta quinta, localizada numa zona agrícola, destaca-se pelo cultivo da vinha e também pela ovinicultura. Alia o ambiente rústico de uma quinta da lavoura com o…

Perto de Sátão

Penalva do Castelo

Penalva do Castelo


O concelho de Penalva do Castelo situa-se no coração do Dão, encontrando-se integrado na região de Turismo Dão Lafões. Atente nas antigas casas de gr…

Cinfães

Cinfães


Numa inclinada encosta sobranceira ao rio Douro e limitada a sul pela Serra de Montemuro, ergue-se a bonita vila de Cinfães. Localizada numa zona de …

Santa Comba Dão

Santa Comba Dão


Localizada na região centro, sub-região do Dão-Lafões, Santa Comba Dão situa-se entre os rios Dão e Mondego, a meia distância entre Viseu e Coimbra. …

Lamego

Lamego


Integrado na Região Demarcada do Douro, Lamego vive essencialmente da agricultura, nomeadamente do bom vinho da região, fruta e cereais, e da indústr…