Castelo de Alcobaça
Instalado numa elevação com cerca de 70 metros, a Oeste do mosteiro, o castelo de Alcobaça foi mandado edificar por D. Afonso Henriques em 1147, sobre as presumíveis ruínas de uma fortificação do século VI, como parte de uma importante linha defensiva da região de Lisboa. Várias vezes arrasado na época da Reconquista, D. Sancho ordenou a sua reconstrução para abrigar os monges alcobacenses e a população em caso de ataque. Depois de sofrer vários abalos sísmicos (1329, 1422 e 1563), acabou por servir de prisão no tempo dos Filipes. Apresentando-se em estado de ruína já no século XVIII, agravado pelo terramoto de 1755, foi apenas na década de 1950 que se procedeu ao desentulhamento e reconstrução de parte do castelo. Hoje em dia, observam-se sete cubelos quadrangulares e um torreão. De origem moura, a torre albarrã, também conhecida como "torre dos sete sobrados", destaca-se do lado Leste, e que terá albergado a referida prisão até 1755.
Contactos
Rua do Castelo
2460-036,Alcobaça
- Estacionamento exterior fácil
- Castelos e fortes
- True
Características
Monumentos perto de Castelo de Alcobaça
Chalé Fonte Nova
Palacete de arquitetura residencial romântica, com características do romantismo tardio e cumeeiras decoradas e telhados inclinados.
Escultura de Homenagem à Família Vieira Natividade
Escultura em forma de pelourinho, homenageando Manuel Vieira Natividade, António Vieira Natividade e Joaquim Vieira Natividade.
Escultura de Homenagem ao 25 de Abril
Escultura de pedra de forma cilíndrica localizada na Praça João de Deus Ramos, no centro de Alcobaça.