A música e os videoclipes têm o poder de nos transportar para outros mundos. Através deles, conhecemos pessoas, histórias e culturas, apaixonamo-nos por paisagens e viajamos sem sair do sofá. Ao longo dos anos, Portugal tem servido de inspiração e cenário a vários artistas e realizadores internacionais, rendidos à luz de Lisboa, à beleza quase sobrenatural de Sintra ou às praias banhadas a sol. O All About Portugal propõe-lhe um roteiro diferente, pelos locais onde famosos como Shakira, U2 ou Depeche Mode rodaram alguns dos seus telediscos.

Jonas Blue, “Rise”

Jonas Blue, “Rise”

O sol e a luz de Lisboa encaixam na perfeição no ritmo e letra “upbeat” de “Rise”, tema do produtor britânico Jonas Blue, gravado em parceria com o duo Jack & Jack. Nome sonante do cartaz da Semana Académica de Lisboa em 2018, o artista aproveitou a estadia na capital para gravar o videoclipe, que conta com a participação de modelos portugueses e tem como cenários a Ponte Vasco da Gama, o Skate Park do Parque das Nações e as ruas da Mouraria. Um excelente cartão-de-visita!

Kodaline, “Worth It” (Acústico)

Kodaline, “Worth It” (Acústico)

Em 2018, os irlandeses Kodaline lançaram o álbum “Politics of Living” e encontraram uma forma diferente de o promover. Gravaram uma série de videoclipes em diferentes pontos do globo, com versões acústicas das canções. Com Portugal a ocupar “um lugar especial no coração”, como fizeram questão de anunciar ao mundo, escolheram um cenário feito de magia e mistério para a versão “unplugged” do single “Worth It”: o Poço Iniciático da Quinta da Regaleira, em Sintra.

Robin Schultz, “Headlights”

Robin Schultz, “Headlights”

Um parque aquático abandonado pode ser uma visão desoladora. Mas, se acrescentarmos um divertido grupo de banhistas a fazer todo o tipo de acrobacias habituais nas piscinas (ainda que, neste caso, sem água), tudo muda de figura. O curioso vídeo da canção “Headlights” de Robin Schultz, rodado em 2015 num antigo parque aquático em Altura, no Algarve, mostra-nos que não precisamos de muito para sermos felizes. Um brinde ao sol, à música e à amizade.

Armin van Buuren ft. Cimo Fränkel, “Strong Ones”

Armin van Buuren ft. Cimo Fränkel, “Strong Ones”

Os holandeses Armin Buuren e Cimo Frankel escolheram um Portugal versão “cartão postal” para o videoclipe da música “Strong Ones”. Em 2015, andaram por Lisboa, pela belíssima praia da Adraga e pela pitoresca aldeia das Azenhas do Mar, em Sintra. Com as casas típicas construídas em cascata até ao mar, o Atlântico a perder de vista e, claro, um pôr do sol de cortar a respiração, é o cenário mais que perfeito para qualquer história de amor.

Shakira, “Dare (La La La)”

Shakira, “Dare (La La La)”

A beleza e a personalidade vibrante da capital portuguesa não deixam ninguém indiferente. Que o diga a mega estrela global de seu nome Shakira. A colombiana aterrou em Lisboa no verão de 2012 para filmar o teledisco de “Dare (La La La)”, tema que mais tarde regravou com Carlinhos Brown para o Mundial do Brasil. Sozinha ou rodeada de bailarinos, Shakira canta e dança no topo do Parque Eduardo VII e desfila a sua sensualidade junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações.

David Guetta ft. Usher, “Without You”

David Guetta ft. Usher, “Without You”

Com os traços que o caracterizam, muito próprios, ou como se fosse um qualquer paraíso de sol e mar, Portugal brilha no pequeno ecrã. O videoclipe de “Without You”, sucesso de 2011 do produtor e DJ francês David Guetta, com voz do não menos famoso Usher, mostra-nos festas de praia no Brasil, Tailândia, África do Sul e Estados Unidos. Na realidade, todas elas foram filmadas na praia da Fonte da Telha, na Costa da Caparica. A ideia é inspiradora: unir todos os povos, debaixo do mesmo sol.

Inna, “Amazing”

Inna, “Amazing”

Viajou da Roménia para revelar ao mundo a beleza incrível das praias portuguesas. No teledisco de “Amazing”, Inna é a protagonista de um amor de verão entre ela e um nadador-salvador que, segundo reza a lenda, era português e, nos idos de 2009, um verdadeiro salva-vidas da praia de Carcavelos. O vídeo destaca ainda um conjunto de jovens de uma escola de surf local e a própria Inna, a apanhar ondas perfeitas, bem às portas de Lisboa.

Dido, “The Day Before the Day”

Dido, “The Day Before the Day”

Em 2008, a paisagem da Nazaré e a vida da comunidade piscatória local correram mundo ao som da canção “The Day Before The Day”, da britânica Dido. A beleza da vila justificaria, por si só, a escolha, mas a explicação é ainda mais simples. O vídeo foi dirigido por uma portuguesa, Cristina Miranda, que associou o tema a uma palavra: saudade. O vídeo mostra-nos a melancolia nos gestos dos pescadores, o luto nos olhos das suas mulheres e, claro, a luta por dias melhores.

U2 / Jacknife Lee 10, “Vertigo remix”

U2 / Jacknife Lee 10, “Vertigo remix”

Em 2004, Sintra, Barreiro e Lisboa receberam quatro visitantes muito especiais: os irlandeses U2. Na companhia do fotógrafo e realizador holandês Anton Corbijn, a banda realizou uma série de sessões fotográficas, das quais saiu um calendário, a capa do álbum “How To Dismantle An Atomic Bomb” - com uma foto do grupo sentado na varanda de um antigo complexo de piscinas na Praia das Maçãs, em Sintra -, e o vídeo de “Vertigo”, com remix de Jacknife Lee, incluído no DVD.

Limp Bizkit, “Boiler”

Limp Bizkit, “Boiler”

Com uma arquitetura singular, semelhante a um castelo ou igreja, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras foi construído para receber e distribuir as águas transportadas pelo Aqueduto das Águas Livres. Em 2000, então já Museu da Água, foi o local escolhido por Fred Durst para gravar o videoclipe do tema “Boiler”. Estavam os Limp Bizkit no auge da fama, quando, entre dois concertos na capital, o vocalista gravou o clipe naquele cenário único de paz e magia, a contrastar com a raiva da canção.

Guano Apes, “Living in a Lie”

Guano Apes, “Living in a Lie”

Os alemães Guano Apes mantiveram, nos anos 90, um verdadeiro caso de amor com Portugal. Deram dezenas de concertos de norte a sul do país, em nome próprio, semanas académicas ou festivais de verão. Entre as inúmeras atuações, houve uma muito especial: a do Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, corria o ano 2000. Foi tão memorável que o videoclipe de “Living in a Lie” inclui excertos do concerto, que mais tarde apareceria na íntegra no DVD do documentário “Planet of the Apes”.

Kent, “747”

Kent, “747”

Lembra-se de uma banda sueca chamada Kent? Excetuando as que cantam em inglês, é considerada uma das maiores bandas de rock escandinavas, apesar de ser pouco conhecida fora da região. Na segunda metade dos anos 90, no entanto, conheceram algum sucesso para lá das suas fronteiras com o álbum “Isola”, cantado em inglês. O single “747” foi um dos seus maiores sucessos e teve direito a videoclipe, filmado em Lisboa, com a cinematográfica Ponte 25 de Abril a servir de cenário.

Depeche Mode, “Enjoy the Silence”

Depeche Mode, “Enjoy the Silence”

Já está a cantarolar? Fã ou não dos Depeche Mode, certamente terá ouvido esta canção em determinado momento da sua vida. Incluída no álbum “Violator”, de 1990, foi um êxito estrondoso e é, até hoje, imagem de marca da banda. O videoclipe, dirigido por Anton Corbjin, foi filmado em Espanha, Suíça e Portugal. De manto e coroa, como um rei, e uma cadeira dobrável debaixo do braço, o vocalista David Gahan caminha, em busca do silêncio, por planícies alentejanas e as falésias da Prainha, em Portimão.

Tanita Tikaram, “Cathedral Song”

Tanita Tikaram, “Cathedral Song”

Corria o ano de 1989. Muito antes do “boom” turístico, Tanita Tikaram gravou um vídeo em terras portuguesas, e logo do seu mais famoso tema: “Cathedral Song” (que mereceu versão em português, igualmente bem sucedida, da brasileira Zélia Duncan). O teledisco retrata uma história de amor entre dois banhistas, num verão em Portugal. O Cristo-Rei, em Almada, a Rosa dos Ventos, junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, e a Praia Grande, em Sintra, ficaram incrivelmente belos a preto e branco!