É certo e sabido que as melhores coisas da vida são gratuitas, por isso, o All About Portugal preparou uma lista de museus grátis no Porto e arredores, para que possa juntar o útil ao agradável: conhecer espaços incríveis sem gastar um centavo. Na nossa lista encontrará um pouco de tudo, da escultura à fotografia, passando pelas artes plásticas ou pela tradição. E a cereja em cima do bolo é que muitos destes museus estão instalados em edifícios com um valor histórico e arquitetónico, também ele, de valor incalculável. Mas esteja atento, já que alguns são gratuitos diariamente, enquanto outros apenas em determinados domingos do mês.

Siga as sugestões do All About Portugal, abra a agenda e trace o seu próprio roteiro para ver arte no Porto.

Centro Português de Fotografia, Porto

Centro Português de Fotografia, Porto

Situado ao lado da icónica Torre dos Clérigos, é um dos museus grátis no Porto que merece uma visita. Alberga um dos mais interessantes espólios de fotografia de Portugal, que inclui – por exemplo – uma importante coleção de máquinas fotográficas com mais de 100 anos. Para além das exposições permanentes, a sua agenda inclui outras temporárias, organizadas por temáticas. Uma vez que o edifício já foi uma importante prisão da cidade, terá a oportunidade de intercalar a arte fotográfica com a História, e conhecer as antigas celas, as salas de “castigo” e descobrir alguns dos seus antigos “inquilinos”, entre eles os escritores portugueses Camilo Castelo Branco e Ana Plácido acusados, no século XIX, do crime de adultério.

Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Este é um dos museus grátis do Porto que nos deslumbra logo à entrada, dado que o edifício onde se situa é também ele uma obra de arte no Porto, e está classificado como Monumento de Interesse Público. Um bom início e um bom augúrio do que encontraremos dentro, já que o espaço tem sido um ponto de encontro para artistas emergentes da Faculdade de Belas Artes do Porto e outros já estabelecidos na cena artística nacional. As suas exposições rotativas garantem sempre algo novo para descobrir, servindo de inspiração a quem o visita. Não perca uma visita ao jardim, onde verá esculturas de várias épocas e autores que passaram pela instituição.

Galeria Municipal de Matosinhos

Galeria Municipal de Matosinhos

Localizada no coração da cidade, a Galeria Municipal de Matosinhos é um projeto da autoria do Arquiteto Alcino Soutinho, e está integrada num vasto imóvel que inclui, entre outros, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca ou o Arquivo Histórico Municipal. Criada para receber exposições de Arte Moderna e Contemporânea – nomeadamente pintura, escultura ou fotografia – por aqui já passaram artistas portugueses incontornáveis como Júlio Pomar ou Ângelo de Sousa. Aproveite a visita a Matosinhos e delicie-se com outro tipo de arte (a gastronómica), num dos inúmeros restaurantes que fazem do peixe e do marisco frescos a sua especialidade… e acabe com um digestivo passeio à beira-mar.

Casa-Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia

Casa-Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia

Se procura museus grátis no Porto, atravesse o Rio Douro e aponte a nossa sugestão: Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Neste espaço, um edifício oitocentista de aspeto regional, encontrará um pátio povoado de obras de arte e uma escadaria que o levará a conhecer a vida e obra do escultor António Teixeira Lopes, tanto através da residência, como do seu atelier, que nos mostram o génio e a sensibilidade do artista, através de uma importante coleção de esculturas de bronze, mármore e maquetas de gesso da sua autoria. Um nome incontornável da arte no Porto e, por isso, de visita obrigatória.

Solar Condes de Resende

Solar Condes de Resende

Neste imponente solar do século XVIII de Vila Nova de Gaia, mergulhamos na história e nobreza local da região, através de um acervo de arte e objetos preciosos que testemunham a riqueza cultural do Porto. Não perca o jardim das Japoneiras ou das Camélias, com exemplares centenários, e a Estátua de Eça de Queiroz, o escritor que nesta casa se enamorou pela filha dos Condes de Resende. Visite o Centro de Documentação Histórica, com documentação original desde a Idade Média, um Núcleo Museológico de Arqueologia, Arte e Antropologia e um espaço de exposições temporárias e de Congressos. A entrada é livre, visto que é outro dos museus grátis no Porto e arredores, mas a visita ao interior é feita apenas mediante marcação prévia.

Centro Interpretativo do Património da Afurada, Vila Nova de Gaia

Centro Interpretativo do Património da Afurada, Vila Nova de Gaia

Situado numa das mais pitorescas aldeias de pescadores da região, oferece uma imersão profunda nas tradições e modos de vida da comunidade da Afurada. Este Centro Interpretativo, em Vila Nova de Gaia, é um espaço singular que nos leva a uma viagem fascinante pela história e cultura local, através de exposições interativas e apresentações audiovisuais, onde se desvenda um pouco sobre o modo de vidas desta população e lugar únicos. E o melhor de tudo é que é mais um dos museus grátis no Porto. Aproveite a visita e dê um passeio à beira-rio, e aprecie a privilegiada vista panorâmica da Ribeira, Património Mundial da Unesco e uma verdadeira obra de arte no Porto, a céu aberto.

Museus grátis no Porto aos domingos

Museus grátis no Porto aos domingos

Apesar de termos feito uma lista de museus grátis no Porto diariamente, há também, alguns que têm entrada gratuita, mas apenas ao domingo. Entre eles estão: o Museu Romântico, a Casa do Infante, o Museu de Vinho do Porto, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, o Reservatório do Porto, o Museu Papel-Moeda e a Casa-Museu Marta Ortigão.

Se se ajustar à sua visita à cidade do Porto, temos duas sugestões que deviam ser obrigatórias para todos os visitantes que procuram arte no Porto: a Galeria da Biodiversidade, um dos locais mais agradáveis da cidade, situado na imponente Casa Andresen, e rodeado pelo impressionante Jardim Botânico do Porto (cujo acesso é sempre gratuito), com entrada grátis no segundo domingo de cada mês; e a Fundação de Serralves, que celebra a Arte Moderna e Contemporânea e a Natureza, num espaço fantástico, e que é grátis no primeiro domingo do mês, apenas para residentes em território nacional.