As pitorescas tascas em Lisboa guardam parte do encanto da cidade, entre petiscos tradicionais e um bom vinho português. O ambiente tipicamente familiar convida a momentos de partilha com os habitantes locais e com outros que estão de férias ou apenas de passagem. À descoberta da capital, nada como se aventurar numa das suas tascas, com a mesa bem recheada e uma boa companhia, para desvendar alguns dos segredos da cidade e das suas gentes. O All About Portugal dá-lhe a conhecer oito tascas em Lisboa que não pode mesmo perder.

A Castiça

A Castiça

O ambiente familiar é o cartão de visita d'A Castiça, no Lumiar. Isso é propiciado não só pela comida de conforto, tradicional portuguesa, mas também pela figura do dono no grelhador, confecionando peixe grelhado, uma das principais imagens de marca. A decoração, com fotografias e cachecóis de equipas nacionais e internacionais, contribui igualmente para a caraterização deste restaurante acolhedor.

 

A Provinciana

A Provinciana

Na tasca A Provinciana, no Rossio, não pode faltar presunto e queijo na mesa. Bem no coração da cidade, esta tasca em Lisboa convida a uma refeição reconfortante num ambiente caloroso, marcado pelo convívio que estes espaços potenciam. Ali, cruzam-se pessoas de várias nacionalidades, entre locais e turistas, à procura de boas sardinhas ou carne saborosa. No entanto, prepare-se para esperar um pouco na fila.

Imperial de Ourique

Imperial de Ourique

O espaço pode ser pequeno, mas cabem lá muitas histórias. A tasca convida a um copo ao balcão, ao mesmo tempo que degusta alguns aperitivos antes do prato principal. Um dos destaques na ementa é a francesinha, uma das principais referências... do Porto. Muitos vão lá pela desconfiança da fama, mas são conquistados pelo molho da francesinha, secreto, que se revela uma agradável surpresa.

O Zé da Mouraria

O Zé da Mouraria

Continuando na zona da Mouraria, encontramos uma tasca bem tradicional e, como é caraterístico, acolhedora e familiar. O Zé da Mouraria é um dos locais imperdíveis para quem gosta de petiscos e gastronomia típica. As doses são generosas e o preço em conta, mas o melhor é reservar mesa, já que o espaço é muito procurado. Na ementa, há iguarias como o naco de novilho, as iscas ou os chocos ao alhinho.

Tasca do Chico

Tasca do Chico

E se o fado e a gastronomia se encontrarem? Isso acontece à mesa na Tasca do Chico, agora também com um espaço no coração de Alfama. Com sorte, pode acompanhar a refeição de uma encantadora sessão de fado, nomeadamente o dito "Fado Vadio". Se o menu lhe agrada, aproveite e visite o espaço num dia em que as tapas e o chouriço assado se façam acompanhar da guitarra portuguesa. Recomenda-se que reserve mesa.

Tasquinha do Lagarto

Tasquinha do Lagarto

As tascas em Lisboa são muitas vezes pequenas, mas nem isso deve desencorajar uma visita. A Tasquinha do Lagarto é um desses exemplos, aliando a comida tradicional com um espaço acolhedor e de convívio. À mesa descobrem-se os típicos pratos de carne e peixe bem portugueses, como as pataniscas de bacalhau ou os escalopes de vitela. A acompanhar, nada como o Vinho do Dão ou outra iguaria para o paladar.

Zé dos Cornos

Zé dos Cornos

Também na Mouraria, esta é uma das tascas em Lisboa com um nome mais peculiar. A adega Zé dos Cornos destaca-se pela comida tipicamente portuguesa, mas igualmente pelos seus vinhos. O espaço combina a tradição, o convívio e a gastronomia com um agradável copo de vinho, o que faz as delícias de quem por lá passa. Em relação à ementa, têm especial fama o entrecosto e o bacalhau. Marque mesa ou prepare-se para esperar na fila.