O All About Portugal mostra-lhe o que ver em Porto Santo quando não está com a toalha estendida na areia. Se gosta de praia mas não suporta temperaturas altas, as multidões, o sol abrasador e prefere até algumas nuvens do que o risco de apanhar um grande escaldão, então Porto Santo é uma Ilha à sua medida. Esta Ilha do arquipélago da Madeira tem como atração principal as praias douradas, com areias e águas que fazem bem à saúde, mas não só. Esta Ilha é tudo o que se diz sobre ela, com praias extensas e muita tranquilidade. Mas, nos intervalos de descanso, siga o roteiro do que ver em Porto Santo, desde os melhores miradouros às praias, e até algumas atrações surpreendentes que reservamos para si. 

 

Miradouro das Flores

Miradouro das Flores

Para começar a viagem pela Ilha nada melhor do que apreciar uma fantástica vista panorâmica no Miradouro das Flores, no extremo Oeste da Ilha. A vista entende-se sobre a zona balnear de Porto Santo até ao Ilhéu de Cima, na outra ponta da Ilha. Com boas condições atmosféricas é até possível ver a Ilha da Madeira.

Pico Ana Ferreira

Pico Ana Ferreira

O Pico Ana Ferreira é provavelmente a primeira e a mais surpreendente atração de Porto Santo a visitar. Trata-se de um geossítio com uma crista com uma altitude de 288 metros, que resultou da erosão diferencial que atingiu estas rochas. Destaca-se também a estrutura de colunas que torna este pico numa referência nacional ao nível geológico e que convida à tradicional foto ou selfie.

Porto Santo Golfe

Porto Santo Golfe

Do Pico Ana Ferreira consegue ter a melhor vista para o Porto Santo Golfe, um campo de 18 buracos desenhado originalmente pelo golfista conceituado Severiano Ballesteros. O campo destaca-se da paisagem árida da Ilha devido ao seu tapete verde, cuja manutenção é um verdadeiro desafio dadas as limitações de água e o vento que se faz sentir em porto Santo, sendo por isso utilizados métodos de rega sustentável para minimizar o impacto no ambiente.

Quinta das Palmeiras

Quinta das Palmeiras

Numa Ilha com pouca abundância de água, a Quinta das Palmeiras é um verdadeiro oásis em Porto Santo, que sobressai na paisagem árida e inóspita da Ilha. Neste ponto verde, também conhecido como Míni-Zoo Botânico, poderá passear pela vegetação luxuriante e ver algumas aves exóticas. É também um bom ponto de pausa na viagem pela Ilha, ideal para se refrescar e proteger quando o Sol está mais forte, como se estivéssemos num oásis em pleno deserto.

Casa da Serra

Casa da Serra

Em Porto Santo nem tudo são miradouros. A Casa da Serra é disso um exemplo que, embora nem sempre esteja nos roteiros clássicos pela Ilha, o All About Portugal destaca como sendo um dos mais relevantes. É um espaço privado que procurou recriar uma habitação das antigas gentes de Porto Santo, mostrando objetos antigos dispostos ao longo da casa. No final da visita poderá ainda comprar produtos feitos em Porto Santo e conhecer um pouco melhor a história do famoso Bolo do Caco.

Miradouro da Portela

Miradouro da Portela

De volta aos miradouros, no Miradouro da Portela é um dos mais bonitos, sobretudo pelo impacto que causa enquanto se aproxima e desce as escadas que dão acesso aos melhores ângulos. Deste ponto consegue avistar-se as Praias de Porto Santo e o mar de azul-turquesa.

Casa Colombo - Museu do Porto Santo

Casa Colombo - Museu do Porto Santo

A caminho da pequena cidade da Vila Baleira, no centro de Porto Santo, encontra a Casa Colombo, o Museu de Porto Santo. Como o nome sugere, este espaço cultural procura o reconhecimento da importância geoestratégica que Porto Santo teve ao longo de um período glorioso da história de Portugal, a época dos Descobrimentos. Destaca sobretudo a vida de Cristóvão Colombo, que casou com a filha do primeiro Capitão Donatário do Porto Santo.

Praia Cabeço da Ponta

Praia Cabeço da Ponta

Neste roteiro não podia deixar de constar uma praia, neste caso a do Cabeço da Ponta, mas podia ser qualquer outra, dado que todas as praias da Ilha são maravilhosas. O ideal mesmo é percorrer todas e até fazer uma longa caminhada ao longo da costa enquanto aprecia a tranquilidade e paz que Porto Santo proporciona.

Banhos de Areia e Água do Mar

Banhos de Areia e Água do Mar

A areia de Porto Santo é reconhecida cientificamente pelas suas propriedades únicas. É fina e adere facilmente à pele, sendo rica em minerais, como o estrôncio, um anti-inflamatório natural. Tem ainda a vantagem de conseguir manter temperaturas elevadas durante muito tempo, tornando-se por isso ideal para algumas terapias como a Psamoterapia, mais conhecida como banhos de areia. Também a água do mar é reconhecida, com tratamentos que incluem banhos com água do mar aquecida a 37 graus, sendo esta terapia conhecida por Talassoterapia. Destacam-se na Ilha dois dos mais reconhecidos espaços de Saúde e Bem-Estar para fazer realizar estes tratamentos, sendo eles o Porto Santo Hotel & Spa e o Baleira Thalasso & Spa.