O All About Portugal sugere-lhe 10 escapadinhas de Natal para sair à descoberta do melhor que Portugal tem para oferecer. Viagens rápidas de fim de semana, até lugares onde o tempo passa devagar, devagarinho. São sobretudo aldeias, mas também há vilas fortificadas que, tendo perdido o protagonismo guerreiro de outrora, conservam um património histórico e cultural de grande valor e, pela sua natureza arquitetónica, revelam um encanto especial em tempos de Natal. Nesta lista vai encontrar sugestões no Norte e Centro de Portugal, mas também no Alentejo. Todas têm um ponto comum: oferecem várias opções de alojamento de Turismo no Espaço Rural.

Branda da Aveleira, Melgaço

Branda da Aveleira, Melgaço

Ainda estamos na Estrada Municipal 503 e já conseguimos avistar, ao longe, o casario de pedra envolto pela Natureza e os campos de cultivo. Mesmo às portas da aldeia, paramos num miradouro que destaca José Maria Rodrigues, o grande dinamizador da Branda da Aveleira. Deixamos para trás o miradouro e continuamos a descer em direção à aldeia. Passamos o pequeno Santuário da Senhora da Guia e o restaurante O Brandeiro e, ei-la: a Branda da Aveleira. Um lago recebe-nos, brilhante. Mais à frente, há indicações para as casas de Turismo Rural e para os trilhos pedestres que atraem muitos caminhantes.

Figueira, Proença-a-Nova

Figueira, Proença-a-Nova

De percurso circular e plano, a aldeia de Figueira surpreende-nos pela densidade do seu aglomerado urbano. Os habitantes são afáveis, gostam de receber e convidam-nos a conhecer a aldeia ou a explorar os arredores. Faça um passeio a pé pelas ruas desta aldeia em xisto e tente descobrir o forno comunitário, ainda hoje em funcionamento. A sua ruralidade faz-se notar com a presença de capoeiras, hortas, quintais. Não se surpreenda se encontrar até galinhas à solta nas vielas entre as casas.

Marvão

Marvão

Marvão não podia deixar de estar nesta lista que o All About Portugal preparou para si. Nesta vila fortificada de raízes alentejanas as ruas convidam a passeios em família, e o casario é um apelo constante a mais uma fotografia. De uma ponta à outra, não faltam ainda pontos de interesse histórico. Veja aqui em pormenor detalhes sobre tudo o que não pode perder na visita a Marvão. Tem várias possibilidades de alojamento à escolha para desfrutar de uma escapadinha tranquila e memorável, a dois ou com crianças, que pode consultar aqui.

Monsanto, Idanha-a-Nova

Monsanto, Idanha-a-Nova

Impecavelmente preservada, a aldeia de Monsanto sobressai no cimo de uma encosta. O casario impõe-se aos penedos de granito e não deixa dúvidas sobre a força de vontade dos habitantes, homens e mulheres de garra que desbravaram caminho por entre as pedras para erguer a aldeia. A sua posição privilegiada tornou-a estratégica durante o período das guerras peninsulares. A atestar essa herança militar, logo na entrada da aldeia encontramos o Largo do Baluarte com alguns canhões históricos. Daí poderá apreciar a paisagem na “aldeia mais portuguesa de Portugal”.

Monsaraz, Reguengos de Monsaraz

Monsaraz, Reguengos de Monsaraz

Situada no topo de uma colina, Monsaraz é uma vila fortificada medieval que nos oferece dois autênticos postais: a planície alentejana e o Lago do Alqueva. A vista para o exterior da fortificação é absolutamente deslumbrante, mas se olharmos para dentro também nos vamos encantar. As casas são caiadas de branco e, arriscamos a dizer, quase todas têm flores ou trepadeiras à porta e são o cenário perfeito para tirar fotografias. O centro histórico convida a passeios tranquilos e oferece opções de alojamento e restauração. Explore aqui e aqui algumas opções.

Montesinho, Bragança

Montesinho, Bragança

Rumamos a Trás-os-Montes para lhe sugerir uma escapadinha em Montesinho. Esta aldeia serrana tem um aglomerado urbano constituído por casas em pedra granítica e telhados em lousa. É muito procurada pelos apreciadores de turismo de montanha e dispõe de várias opções de turismo rural. Sugerimos ainda uma visita ao Núcleo Interpretativo para melhor conhecer a aldeia e explorar o Parque Natural de Montesinho.

Piódão, Arganil

Piódão, Arganil

É conhecida como a “aldeia presépio”, não só pela forma como o conjunto de casas está aninhado na Serra do Açôr, mas também pelas vielas e arruamentos que em tudo fazem lembrar um presépio. A viagem até à aldeia pode não ser fácil, mas não há dúvida que, assim que chegar, vai sentir que todas as curvas valeram a pena. Suba degrau a degrau aldeia acima, percorra todas as ruas e temos a certeza de que vai reparar nesta peculiaridade: as janelas e portas das casas de Xisto do Piódão estão todas, ou quase todas, pintadas de azul vivo.

Pitões das Júnias, Montalegre

Pitões das Júnias, Montalegre

Situada em Montalegre, esta é a aldeia mais alta das Terras do Barroso e uma das muitas atrações do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ainda antes de chegar à aldeia, faça um desvio em direção ao cemitério, no Largo do Anjo da Guarda, e da estrada tem uma vista panorâmica para Pitões das Júnias e o imponente maciço rochoso que serve de cenário de fundo. Ao longo da estadia na aldeia, que preserva ainda hoje uma forte atividade rural, organize-se de forma a fazer uma caminhada até ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias.

Quintandona, Penafiel

Quintandona, Penafiel

Se está no Norte e não lhe apetece fazer muitos quilómetros para uma escapadinha, Quintandona é o destino perfeito. Perto do Porto, no concelho de Penafiel, a aldeia está impecavelmente preservada e mantém uma forte componente cultural e recreativa. Tem ainda uma oferta de alojamentosde turismo rural recentemente recuperados, que tiveram o mérito de manter a traça rústica que caracteriza as casas de Quintandona, construídas com granito, xisto e lousã. Durante esta escapadinha de Natal, aproveite para fazer o percurso até ao Monte da Pegadinha.

Sistelo, Arcos de Valdevez

Sistelo, Arcos de Valdevez

Inserida na área do Parque Nacional da Peneda-Gêres, a aldeia de Sistelo surpreende-nos pelos seus socalcos. Procure a placa com a indicação Miradouro dos Socalcos e siga a pé por entre as casas, os espigueiros e os lavadouros até encontrar o melhor lugar para contemplar os socalcos desta aldeia, que é conhecida como “Tibete Português”. Na Estrada Nacional há um Parque de Merendas que também tem uma vista desafogada para este cenário de rara beleza. O núcleo da aldeia tem várias opções de alojamento e património que pode ser visitado, destacando-se o Castelo de Sistelo.