Aproveite o melhor que a “Cidade Invicta” tem para oferecer e alie o exercício físico a paisagens de cortar a respiração. Saiba onde correr no Porto, mergulhado na Natureza ou em estrada, num roteiro que é um convite a uma vida mais saudável. Mais do que nunca, é importante mantermos corpo e mente sãos, e nada melhor do que exercício físico regular para o conseguirmos. Não faltam locais para correr no Porto ao ar livre, seja em estrada ou em terreno desnivelado, com maior ou menor grau de dificuldade. Sem descurar as vistas, para que não lhe falte motivação extra, existem opções em frente ao rio, na praia, em jardins ou parques. Caso seja iniciante, não se deixe intimidar, comece por uma caminhada e vá aumentando o grau de intensidade do treino, o importante é ir e aproveitar o contacto com a Natureza para relaxar!

Parque da Cidade

Parque da Cidade

O Parque da Cidade é o maior espaço verde da cidade do Porto, sendo por isso um dos spots preferidos para quem gosta de corrida em trail. Com as suas subidas e descidas com piso em terra batida, é ideal para um treino mais intenso. Com uma área de 83 hectares que se estende até ao mar, é um espaço lindíssimo, incluindo um lago com patos e várias infraestruturas de apoio.

Avenida da Boavista

Avenida da Boavista

Com cerca de 5,5 quilómetros de extensão, com várias subidas e decidas, esta avenida começa na Rua da Boavista e termina na Praça Gonçalves Zarco, zona também conhecida como Castelo do Queijo, já junto ao mar. Recomendamos, por isso, uma corrida ao final do dia, com um final de luxo: a aproveitar o pôr do sol em frente ao mar.

Avenida Brasil

Avenida Brasil

Ao correr na Avenida Brasil, na conhecida zona da Foz, terá como pano de fundo uma vista privilegiada sobre o mar. Zona de excelência para correr no Porto, proporciona um espaço amplo, com zonas delimitadas para correr e andar de bicicleta. Faça uma pausa na bonita Pérgola da Foz e aprecie a panorâmica.

Jardins do Palácio de Cristal

Jardins do Palácio de Cristal

É impossível falar sobre sítios onde correr no Porto sem nos lembrarmos de imediato dos magníficos Jardins do Palácio de Cristal. Por entre as árvores frondosas, o lago, fontes e animais que passeiam livremente, está criado o ambiente ideal para uma corrida perfeita. Sem esquecer o bónus, claro, da belíssima vista sobre o Rio Douro a partir dos pontos mais altos.

Marginal do Rio Douro

Marginal do Rio Douro

Da Foz até à Ribeira, vamos acompanhando o percurso do Rio Douro, passando por barcos de pescadores e edifícios emblemáticos da cidade. Nesta zona, os passeios são amplos, existindo também uma ciclovia. A paisagem, essa, deixa qualquer um assoberbado, tal é a sua beleza arrebatadora.

Quinta do Covelo

Quinta do Covelo

Com cerca de 90 hectares, a Quinta do Covelo é uma antiga quinta rural que, por entre amplos espaços arborizados e locais para piqueniques, apresenta diversos trilhos de corrida. É um dos espaços por excelência para correr no Porto, apresentando trilhos de dificuldade média.

Parque de São Roque

Parque de São Roque

Na entrada do Parque de São Roque, somos surpreendidos por uma mata frondosa e fresca e, ao longo do treino, vamos encontrando plataformas relvadas, um lago e um pequeno labirinto de buxo. Com cerca de 4 hectares, o seu ponto alto é o miradouro com vistas sobre o Rio Douro.

Marginal de Gaia

Marginal de Gaia

A zona costeira de Gaia, com as suas belas praias, é uma ótima escolha para correr no Porto, sempre com o mar como companhia. Com um paredão muito extenso, onde se destaca um passadiço em madeira que liga Gaia, a partir da Afurada até Espinho, é um dos percursos mais belos da região norte.

Marginal de Matosinhos

Marginal de Matosinhos

A zona marginal de Matosinhos é outra excelente opção para uma corrida em estrada, pelo extenso paredão mesmo junto ao mar. Fazer exercício com o cheirinho da maresia é uma experiência a não perder, seja num dia de sol ou até de chuva.

Parque da Pasteleira

Parque da Pasteleira

Com uma área total de 7 hectares, o Parque Urbano da Pasteleira tem zonas de convívio, recreio, lazer e desporto, acolhendo também um Centro de Educação Ambiental. Destaca-se o lago com animais e a sua ciclovia com cerca de 2 quilómetros, que faz ligação ao Parque da Cidade.