Praticar mergulho em Portugal é uma tendência que tem vindo a crescer entre os adeptos deste desporto e de novas experiências. O All About Portugal apresenta-lhe os 10 melhores locais para fazer mergulho no país, uma lista que inclui barcos naufragados ou grutas subaquáticas, do Minho ao Algarve, sem esquecer a Madeira e os Açores. Um estilo de vida saudável, a biodiversidade que o Oceano Atlântico oferece, bem como as belas praias com paisagens deslumbrantes, são outros fatores que contribuem para a procura.

Praia do Cabo do Mundo, Matosinhos

Praia do Cabo do Mundo, Matosinhos

Situada numa zona em que era constante a ocorrência de naufrágios, é ao largo desta praia nortenha que se encontram os despojos do submarino alemão U-1277. Utilizado na Segunda Guerra Mundial, e afundado intencionalmente em 1945 após navegar sem rumo durante um mês, está num fundo arenoso, a 30 metros de profundidade. Aqui é possível encontrar anémonas de diversas cores e inúmeros pequenos peixes, para além de grandes polvos. É dos locais mais emblemáticos para mergulho em Portugal.

Praia da Nazaré

Praia da Nazaré

Internacionalmente conhecida pelas ondas gigantes e muito procurada pelos adeptos de desporto como o surf, a Nazaré é um ótimo local para fazer mergulho no centro do país. Os magníficos fundos marinhos com diversas espécies, a par de recifes artificiais, enchem as medidas a quem aqui mergulha. Na zona do Canhão da Nazaré, há profundidades enormes, que repentinamente passam de 20 para 100 metros. Já na zona da Praínha, a “parede” do promontório deslumbra pela beleza natural e riqueza biológica.

Reserva Natural das Berlengas, Peniche

Reserva Natural das Berlengas, Peniche

Classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2011, este pequeno arquipélago é considerado por muitos um dos melhores locais para mergulho em Portugal. Desde 1465 que é uma área protegida, de modo a preservar a enorme riqueza biológica. As águas em tons de azul límpido, o ecossistema marinho único, os despojos de barcos afundados e uma grande diversidade de espécies como sargos, peixes-lua, peixes-galo, polvos ou estrelas do mar são algumas das razões para ser tão procurada.

Cabo Espichel, Sesimbra

Cabo Espichel, Sesimbra

A costa do concelho de Sesimbra, entre a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel, possui diversos spots para fazer mergulho, com diferentes níveis de profundidade. Nestas águas podem ser observados multicoloridos nudibrânquios, santolas, gorgónias, polvos e peixes de diversas espécies. Naufragado em 1989, perto do Cabo Espichel a 28 metros de profundidade, o navio River Gurara, com 175 metros de comprimento, é um dos pontos mais visitados de Portugal, pela diversidade de habitats que oferece.

Praia do Portinho da Arrábida, Setúbal

Praia do Portinho da Arrábida,	Setúbal

O cenário é paradisíaco e propício a procura uma vida saudável. Eleita em 2010 uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, esta praia de areia branca contrasta na perfeição com a Serra da Arrábida. As águas transparentes e calmas são excelentes para quem se quer iniciar ou tem pouca experiência em mergulho e quer desfrutar da observação da diversidade marinha. É proibido qualquer tipo de pesca, uma vez que esta zona integra o Parque Natural da Arrábida e o Parque Marinho Luiz Saldanha.

Fortaleza de Sagres, Vila do Bispo

Fortaleza de Sagres, Vila do Bispo

Mais a sul, no extremo Sudoeste da Europa, encontra-se a vila de Sagres, um dos locais mais procurados para a prática de mergulho em Portugal. Para isso contribuem as grutas subaquáticas, os navios naufragados e a rica diversidade de flora e fauna. Moreias, caranguejos e polvos são algumas das espécies que se encontram nestas águas, a par de muitos outros peixes. Antes ou após o mergulho não deixe de apreciar a Fortaleza e a panorâmica que oferece.

Praia da Rocha, Portimão

Praia da Rocha, Portimão

Também no Algarve, a Praia da Rocha é o ex-líbris de Portimão. Ali bem perto, a cerca de duas milhas da costa, na zona do Alvor há recifes artificiais que fazem as delícias dos fãs deste desporto. Aqui foi criado o parque subaquático Ocean Revival, em que foram afundados quatro navios de guerra da Marinha Portuguesa, que formam um recife artificial único no mundo, com ótimas condições para a vida marinha. O maior dos navios é a Fragata Comandante Hermenegildo Capelo com 102 metros.

Ria Formosa, Vila Real de Santo António

Ria Formosa, Vila Real de Santo António

Eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, o Parque Natural da Ria Formosa estende-se ao longo de vários concelhos, e por 60 quilómetros da costa algarvia. É na Ria Formosa que reside uma das maiores comunidades de cavalos-marinhos a nível mundial. As duas espécies mais comuns, e que um mergulho a baixas profundidades permite observar, são os cavalos-marinhos de focinho longo e de focinho curto. Nas mesmas águas é frequente observar ainda caracóis do mar, chocos e polvos.

Praia do Garajau, Madeira

Praia do Garajau, Madeira

Situada no concelho de Santa Cruz, perto do Funchal, a Reserva Natural Parcial do Garajau foi a primeira exclusivamente marinha a ser criada em Portugal, com o objetivo de impedir a crescente desertificação do meio marinho. Conhecida pela limpidez e transparência das suas águas, que permitem observações a mais de 20 metros, a Reserva apresenta rica biodiversidade e fauna abundante, sendo procurada por muitos mergulhadores. O mero “Epinephelus marginatus” constitui a espécie mais enigmática.

Zona Balnear e de Mergulho das Lajes do Pico, Açores

Zona Balnear e de Mergulho das Lajes do Pico, Açores

O arquipélago dos Açores, formado por nove ilhas, é outra das zonas mais procuradas para a prática de mergulho em Portugal. Lajes do Pico, na ilha do Pico, é um dos spots recomendados, dotado de águas límpidas que apresentam uma ampla riqueza e biodiversidade marinhas que se conjugam com belas formações rochosas. Uma das atividade mais populares na ilha é o mergulho com tubarões azuis, um dos peixes mais rápidos do mundo, sendo dos poucos locais onde é possível fazê-lo.