Já ouviu falar em cozinhas-fantasma? São restaurantes online, sem sala, que funcionam apenas em take-away ou food delivery. Com a pandemia, o setor da restauração teve que se reinventar vezes sem conta, e as cozinhas-fantasma foram uma das soluções encontradas para alguns. Os confinamentos fizeram aparecer em Portugal um conceito que, apesar de já existir noutros países, teve na pandemia o seu grande motor de expansão. Também conhecidos como “dark kitchens” ou “cloud kitchens”, mais não são do que restaurantes online, que funcionam através de plataformas web ou em aplicações no smartphone. As vantagens são muitas: para os restaurantes, menos gastos com funcionários e instalações, para os clientes, preços mais acessíveis e a comodidade, na modalidade delivery, de receberem a comida em casa. O All About Portugal sugere dez locais onde comer como um rei, no conforto do seu lar.

doKiko – Lisboa
O restaurante virtual doKiko inspira-se em alguns dos best sellers dos restaurantes do conhecido Chef Kiko. Da ementa destacam-se pratos como o tártaro d’O Talho, o poke de salmão e manga d’O Poke e o ceviche puro d’A Cevicheria. Está disponível no website próprio, Glovo e Uber Eats.

Xao Xao – Lisboa
Para os amantes da cozinha chinesa, o Xao Xao é a melhor opção para encomendar pratos como wontons, buns de cachaço e chow mein, acompanhados por uma cerveja Tsingtao. Está disponível no website próprio, Glovo e Uber Eats.

Olívia Burgers – Lisboa
Há hambúrgueres e hambúrgueres, mas os da Olívia Burgers, disponíveis na Glovo e Uber Eats são, sem dúvida, especiais. O seu pão brioche e os ingredientes frescos fazem toda a diferença. Não deixe de provar o Thai ou o Spicy.

Amor y Odio Burritos – Lisboa
Os burritos são a estrela do restaurante mexicano Amor y Odio, disponível na Glovo e Uber Eats. Para além dos burritos, destacam-se os totopos, tortilhas estaladiças em forma de chips, e as cervejas mexicanas para acompanhar.

Cookoo – The Kitchen Hub – Lisboa
O Cookoo é uma kitchen hub, o que se pode resumir assim: um espaço, vários restaurantes, uma só entrega. Assim, pode pedir numa mesma encomenda, no website próprio, comida japonesa, mexicana e italiana. Mais conveniente é impossível.

PLANTA – Porto
O PLANTA é o primeiro restaurante virtual plant-based de Portugal. Se é vegetariano e tem dificuldade em encontrar restaurantes online onde encomendar, saiba que na Glovo, Uber Eats e Takeaway pode escolher delícias como falafel, lasanha de beringela e arroz e lentilha de tomate.

Mexicali – Porto
A comida mexicana é um clássico e um dos favoritos dos restaurantes online. No Mexicali, disponível na Glovo, Uber Eats e Takeaway, a especialidade são as bowls e os burritos, sem esquecer os tradicionais nachos com guacamole.

VaiComerTudoBem – Porto
Se não sabe onde comer pratos caseiros sem sair do conforto de sua casa, o VaiComerTudoBem, disponível em delivery próprio e take-away, dá uma ajuda. Poderá optar por pratos tradicionais como bacalhau com broa e bochechas de porco, mas também pratos de comida do mundo, como paella de quinoa, caril tailandês de camarão e Goulash húngaro.

Está-se Bem em Casa – Porto
A antiga taberna Está-se Bem é agora o restaurante virtual Está-se Bem em Casa, disponível em delivery próprio e take-away. A pensar na qualidade do produto, aqui, as refeições são preparadas a vácuo, podendo depois optar por prepará-las de imediato, guardá-las uns dias no frigorífico ou congelá-las. Do extenso menu, destacam-se o arroz caldoso de polvo ou marisco, o rosbife e o cabrito assado.

Têsto - Comeres Caseiros
O nome não deixa margem para dúvidas, no Têsto - Comeres Caseiros, disponível na UberEats, servem-se bons pratos caseiros, como rojões, jardineira, rancho e vitela assada, mas também a típica francesinha. A francesinha, mais do que a típica, assume-se como a original, em pão bijou, recheada com lombo de porco assado. Ficou com água na boca? Então nem precisa de sair do sofá, bom apetite!