O Porto é hoje uma cidade cosmopolita, mas que soube manter um equilíbrio saudável entre o moderno e o tradicional. Sinal disso mesmo são as tascas típicas que resistiram ao passar dos anos, e que se afirmam agora como mais um ponto a não perder na cidade. São frequentadas tanto por locais como por turistas, o que atesta a sua qualidade e genuinidade. Sente-se ao balcão das melhores tascas no Porto e meta conversa com os locais, enquanto degusta estas delícias, não existe melhor maneira de conhecer a essência de uma cidade. Deixe a dieta de lado, um dia não são dias, e percorra as sugestões do All About Portugal, ao ritmo do seu estômago.

Adega Rio Douro

Adega Rio Douro

Mesmo em frente ao Rio Douro, a Adega Rio Douro é já uma instituição na cidade. Com umas vistas únicas sobre o rio, é frequentada sobretudo por locais, que aqui vem beber um copo e provar iguarias como bifanas, iscas de bacalhau, fígado de cebolada e moelas. O melhor dia para conhecer é à terça-feira, quando se canta o tradicional fado.

Cervejaria Gazela

Cervejaria Gazela

A funcionar desde 1962, a Cervejaria Gazela é um local histórico, cuja especialidade, os seus cachorrinhos, já ganhou vários prémios internacionais. São cachorros-quentes, mas especiais, uma vez que levam salsicha fresca, linguiça, queijo e um molho especial. Para além da casa original, na Travessa Cimo de Vila, pode ainda conhecer o novo restaurante, na Rua de Entreparedes.

Casa Guedes

Casa Guedes

As sandes de pernil com queijo da Serra da Casa Guedes, com a carne que se desfaz sobre o delicioso Queijo da Serra da Estrela, são um dos petiscos mais famosos da cidade. À casa-mãe, na Praça dos Poveiros, juntou-se uma segunda casa, quase ao lado, com um ambiente mais moderno e um agradável rooftop. Para se manter fiel ao tema deste roteiro, sugerimos que opte pela tasca original e se sente ao balcão.

Casa Louro

Casa Louro

Conhecida pelo fumeiro e pelo presunto de Lamego, a Casa Louro é uma casa centenária onde se come o melhor presunto e se bebem bons vinhos de Baião na malga. Apesar de as sandes de presunto serem a especialidade da casa, as pataniscas, o peixe de escabeche e os rojões são igualmente deliciosos.

Conga - Casa das Bifanas

Conga - Casa das Bifanas

Se falar com um portuense, basta dizer a palavra Conga para lhe confirmarem logo que são as melhores bifanas da cidade. Com mais de 35 anos de história, este espaço tradicional serve, para além das picantes e deliciosas bifanas, codornizes, papas de sarrabulho à Conga, cachorros, caldo verde e muito mais.

Lareira

Lareira

Com mais de 30 anos, o Lareira foi remodelado, apresentando-se agora com uma imagem mais moderna, mas que soube preservar a tradição. Aqui poderá provar tábuas de enchidos de Trás-os-Montes, sandes de pernil com Queijo da Serra, chanfana e pataniscas. Para acompanhar, existe uma boa carta de vinhos com sabores das diferentes regiões vínicas nacionais.

Tasca da Badalhoca

Tasca da Badalhoca

Não se deixe assustar com o nome, na Tasca da Badalhoca servem-se, desde 1929, deliciosas sandes de presunto, acompanhadas por um bom vinho Espadal fresco. Pode ainda optar por sandes de carne assada, sandes de alheira ou bifanas. A tasca original localiza-se na Rua Doutor Alberto Macedo, mas existe ainda um novo espaço na baixa da cidade.

Venham Mais 5 - Original

Venham Mais 5 - Original

O Venham Mais 5 e os seus deliciosos pregos no pão com lombo de boi e Queijo da Serra são já uma instituição na cidade. Dispõe de duas agradáveis esplanadas, onde poderá provar os pregos e os cachorrinhos, regados com um bom fino. Para entrada, aconselhamos as gambas grelhadas ou a alheira e, para terminar, o Merengue de Chocolate.