Muito antes dos turistas se deixarem fascinar por Portugal, já cineastas de renome internacional tinham descoberto os encantos do país. Atraídos pela luz, pela diversidade das paisagens e da arquitetura, pelas pessoas e tradições, vários realizadores, de Espanha a Bollywood, escolheram vilas e cidades portuguesas para serem o cenário das suas obras. A lista é extensa mas, para o ajudar, o All About Portugal selecionou 15 filmes estrangeiros de visionamento obrigatório. Quando falamos de filmes em Portugal, Lisboa é talvez a cidade mais cinematográfica, mas vai surpreender-se ao ver Meryl Streep no Alentejo, Johnny Depp em Sintra ou Gérard Dépardieu no Bussaco! E porque há muitas formas de descobrir um país, aceite o desafio: parta à descoberta dos filmes gravados em Portugal e recrie as suas cenas favoritas.

Estoril: 007 – Ao Serviço de Sua Majestade (1969)

Estoril: 007 – Ao Serviço de Sua Majestade (1969)

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Estoril tornou-se o centro mundial do glamour e da espionagem. Foi durante uma estadia no Hotel Palácio que o escritor Ian Fleming se inspirou para criar o mítico agente 007. A única aventura de James Bond interpretada por George Lazenby foi portanto um regresso às origens, com empregados do hotel a participarem como figurantes.

Cascais: Cartas de Amor de Uma Freira Portuguesa (1977)

Cascais: Cartas de Amor de Uma Freira Portuguesa (1977)

Referência incontornável entre os amantes do cinema marginal, o realizador Jesús Franco filmou muito em Portugal nas décadas de 60 e 70. A infame adaptação das cartas de Mariana Alcoforado foi rodada em Cascais, no Palácio dos Condes de Castro Guimarães, mas o cineasta espanhol gravou em diversos outros locais, com especial destaque para a ilha da Madeira.

Lisboa: Os Comandos da Morte (1978)

Lisboa: Os Comandos da Morte (1978)

O controverso thriller de Franklin J. Schaffner, baseado no livro de Ira Levi sobre a clonagem humana, foi parcialmente gravado num charmoso hotel na Avenida da Liberdade, em Lisboa. O filme, considerado visionário, foi nomeado a três Óscares, incluindo o de Melhor Ator para Laurence Olivier. O elenco inclui ainda Gregory Peck e James Mason.

Lisboa: A Casa da Rússia (1990)

Lisboa: A Casa da Rússia (1990)

Adaptado da obra de John le Carré, reúne todos os ingredientes do clássico filme de espionagem passado em plena Guerra Fria. As atuações de Sean Connery e Michelle Pfeiffer mereceram rasgados elogios e o filme foi um sucesso em Portugal. Oportunidade única para ver “James Bond” na “sua” varanda de Alfama, com vista para o Castelo de São Jorge.

Estremoz: Belle Époque – A Bela Época (1992)

Estremoz: Belle Époque – A Bela Época (1992)

Quando venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, o espanhol Fernando Prueba deixou uma palavra de agradecimento a Portugal. Apesar de o enredo se desenrolar integralmente no país vizinho, todo o filme foi gravado em Portugal, mais propriamente em Arruda dos Vinhos, Azambuja, Sobral de Monte Agraço e Estremoz. Nunca a estatueta esteve tão perto…

Vila Nova de Milfontes: A Casa dos Espíritos (1993)

Vila Nova de Milfontes: A Casa dos Espíritos (1993)

Falar de filmes em Portugal é falar deste clássico, um dos mais mediáticos a ser gravado em território nacional. A adaptação ao cinema do romance de Isabel Allende, por Bille August, trouxe a Vila Nova de Milfontes, no Sudoeste Alentejano, uma autêntica parada de estrelas, com nomes como Jeremy Irons, Glenn Close, Antonio Banderas e a enorme Meryl Streep. O Monte das Três Marias transformou-se em fazenda chilena para servir de palco à saga da família Trueba.

Lisboa: Viagem a Lisboa (1994)

Lisboa: Viagem a Lisboa (1994)

O alemão Wim Wenders apaixonou-se por Portugal quando, em 1982, esteve em Sintra para filmar “O Estado das Coisas”. Em 1991, viajou até Lisboa para rodar cenas do filme “Até ao Fim do Mundo” e, três anos depois, regressou para assinar uma apaixonada declaração de amor à cidade e ao cinema, com Teresa Salgueiro e a música dos Madredeus como guia.

Sintra: A Nona Porta (1999)

Sintra: A Nona Porta (1999)

Haverá melhor cenário para um filme sobre sociedades secretas, livros satânicos e cultos esotéricos do que Sintra e os seus palácios carregados de lendas e misticismo? Roman Polanski adaptou o romance “Clube Dumas” e captou, como poucos, a essência misteriosa da vila, enquanto filmava Johnny Depp no Hotel Central, na estrada da Pena e no Chalet Biester.

Aveiro: Em Clandestinidade (2002)

Aveiro: Em Clandestinidade (2002)

Ator fetiche de dois cineastas geniais – o português Manoel de Oliveira e o chileno Raoul RuizJohn Malkovich é, desde meados dos anos 90, confesso apaixonado e presença assídua no nosso país. Na sua primeira longa-metragem como realizador, escolheu o Porto, Lisboa e Aveiro para cenários de uma guerrilha urbana protagonizada por Javier Bardem.

Sagres: A Conspiração da Corte (2008)

Sagres: A Conspiração da Corte (2008)

Os destinos de Portugal e Espanha andaram, desde sempre, entrelaçados. No século XVI, os dois povos partilhavam o rei – Filipe II de Espanha, Filipe I de Portugal. A escolha de Sagres para cenário de algumas cenas da obra de Antonio del Real não foi um acaso. Refira-se, no entanto, que, no filme, Sagres faz de Flandres, na Bélgica. É a magia do cinema.

Lisboa: Comboio Noturno Para Lisboa (2013)

Lisboa: Comboio Noturno Para Lisboa (2013)

Vinte anos depois de “A Casa dos Espíritos”, Bille August e o ator Jeremy Irons regressaram a Portugal, desta vez a Lisboa, para filmarem a aventura de um professor obcecado com um livro sobre a resistência ao Fascismo. Embarque numa viagem fascinante pelas ruas da capital, passando por locais como a Estação de Santa Apolónia ou o Cais de Belém, entre muitos outros.

Lisboa: Variações de Casanova (2014)

Lisboa: Variações de Casanova (2014)

O maior sedutor de todos os tempos viveu a sua última aventura romântica em Portugal… pelo menos na ficção de Michael Sturminger. John Malkovich é Giacomo Casanova e contracena com atores nacionais como Maria João Bastos e Victoria Guerra. Num filme que mistura teatro, ópera e cinema, o Teatro Nacional de São Carlos é o cenário mais que perfeito.

Porto: Porto (2016)

Porto: Porto (2016)

Naquele que foi um dos últimos trabalhos do malogrado ator Anton Yelchin, o realizador Gabe Klinger mostra-nos a Invicta como nunca antes no grande ecrã. Longe do habitual cartão-postal, o filme mostra-nos uma cidade sombria, com uma incrível luz de inverno, ora com chuva, ora com nevoeiro, sempre envolta numa doce e muito própria melancolia.

Bussaco: O Divã de Estaline (2016)

Bussaco: O Divã de Estaline (2016)

Construído no longínquo ano de 1885, o edifício do Palace Hotel do Bussaco, com os seus românticos jardins, parece saído de um conto de fadas. Foi esse o cenário escolhido pela realizadora francesa Fanny Ardant para sentar um envelhecido Estaline (interpretado por Gérard Dépardieu) num divã, em tensas sessões de psicanálise com a sua amante.

Lisboa: Jab Harry Met Sejal (2017)

Lisboa: Jab Harry Met Sejal (2017)

Bollywood, meca do cinema indiano, apaixonou-se por Portugal desde que o realizador Imitiaz Ali filmou esta comédia romântica, fazendo sobressair a luz única e a cultura vibrante de Lisboa. Protagonizado pela superestrela Sha Rukh Kha, o filme foi um sucesso estrondoso e abriu portas a outras produções, que têm tido lugar em vários pontos do país.