Não faltam motivos de interesse para visitar a cidade que já foi eleita melhor destino europeu mais do que uma vez. Descobrir as Pontes do Porto através de um Cruzeiro no Douro, o rio que banha a “Cidade Invicta”, é uma atividade que deixa encantado quem nela participa. Há várias opções e tanto pode fazer o percurso a partir da Ribeira, no Porto, como do Cais de Vila Nova de Gaia. Embarque num Cruzeiro das 6 Pontes, fique a conhecer mais sobre cada uma e deixe-se deslumbrar, seja em família, num passeio romântico ou com um grupo de amigos. Mesmo se a estadia for curta, não coloque a ideia de lado, pois o passeio demora menos de uma hora e, para além de apreciar as pontes que são um marco da Arquitetura no Porto, ficará com uma perspetiva bem abrangente da cidade.

Viaje com o All About Portugal nesta agradável experiência e garantimos que não se arrependerá de ir a bordo de um Rabelo, barco típico do Rio Douro, em que as viagens normalmente são feitas. Antes ou após o passeio, parta à descoberta de uma cidade cheia de locais que justificam uma visita e desfrute de variadíssimos pontos que lhe darão outra perspetiva, igualmente interessante, das seis pontes que estabelecem ligação entre o Porto e Gaia.

Ponte de Dom Luís

Ponte de Dom Luís

Considerada uma das pontes mais bonitas da Europa, tem 395 metros de comprimento e oito de largura, tendo um dos maiores arcos do mundo em ferro forjado. É, sem surpresa, considerada uma das Pontes do Porto mais icónicas e um dos seus ex libris. Foi projetada por Teófilo Seyrig, discípulo de Eiffel, o autor do projeto da famosa torre parisiense, e inaugurada em 1886, sendo constituída por dois tabuleiros em ferro sobrepostos. O tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro, ligando a zona da Sé Catedral da “Cidade Invicta” ao Jardim do Morro, já no concelho de Vila Nova de Gaia. Também pode fazer o trajeto a pé e aproveitar para tirar fotografias soberbas. Outra belíssima forma de a observar é através do Cruzeiro das 6 Pontes. Já o tabuleiro inferior é mais pequeno e serve de ligação rodoviária e pedonal entre as duas cidades, dando acesso ao cais de Gaia e à Zona Ribeirinha. 

 

Ponte da Arrábida

Ponte da Arrábida

Monumento Nacional desde 2013, é outra das Pontes do Porto que se destaca pela sua grandiosidade e dimensão, encontrando-se a 70 metros acima do nível médio das águas. Tem um vão de 270 metros e chegou a ostentar o recorde a nível mundial de pontes com arco de betão armado, num projeto idealizado por Edgar Cardoso. Inaugurada em 1963, é uma obra marcante de Arquitetura no Porto e é atravessada diariamente por milhares de automobilistas, estabelecendo ligação entre a zona do Campo Alegre, no lado da Invicta, e a da Arrábida, no lado de Gaia. É aquela que está mais próxima do Oceano Atlântico e foi a primeira grande ponte sobre o Douro a ser projetada e construída na totalidade pela engenharia portuguesa.

Ponte de Dona Maria Pia

Ponte de Dona Maria Pia

Igualmente classificada como Monumento Nacional, e inaugurada em 1877, foi a primeira grande obra de Gustavo Eiffel e a ponte que possibilitou a chegada da via férrea à cidade do Porto, uma conquista de grande importância para a economia da região. Na altura em que foi construída, esta ponte de ferro foi uma obra de engenharia que surpreendeu em Portugal, mas também no estrangeiro. Ainda hoje, o seu arco de 160 metros de extensão, situado a 61 metros do nível médio do rio, continua a impressionar. A cerimónia de inauguração foi presidida pelo casal real D. Luís I e D. Maria Pia, que lhe deu o nome. Foi utilizada ao longo de 114 anos e desativada em 1991, por já não conseguir responder às exigências que a evolução do transporte ferroviário registou. É a ponte mais antiga daquelas que podem ser vistas no percurso do Cruzeiro no Douro.

Ponte de São João

Ponte de São João

É das mais modernas Pontes do Porto, cabendo-lhe a “responsabilidade” de ter substituído a “vizinha” Dona Maria Pia enquanto ligação ferroviária da “Cidade Invicta” com os destinos a sul. Construída em betão armado e pré-esforçado, é outra obra marcante da Arquitetura no Porto, da autoria de Edgar Cardoso, saltando à vista o vão central, com 250 metros, que estabeleceu um novo recorde mundial das pontes em pórtico. Os três vãos encontram-se apoiados em dois imponentes pilares, construídos nas duas margens, enquanto que o comprimento total desta ponte ferroviária é de 969 metros. Foi inaugurada em 1991, precisamente no dia de São João, santo muito popular e acarinhado na zona.

Ponte do Freixo

Ponte do Freixo

Das pontes que se podem observar num Cruzeiro no Douro é a que se situa mais a montante, num dos extremos da cidade. Foi construída com o intuito de aliviar o tráfego rodoviário que se acumulava nas pontes de Dom Luís e da Arrábida, sendo inaugurada em 1995 num projeto de António Reis e Daniel de Sousa. É cruzada diariamente por milhares de automobilistas, estabelecendo ligação entre as zonas do Estádio do Dragão, no Porto, e de Oliveira do Douro, do lado de Gaia. A sua construção permitiu a conclusão do anel de circulação interna da cidade e facilitar a passagem em direção a Norte. Edificada em betão armado pré-esforçado, é formada por duas pontes que se encontram separadas por 10 centímetros ao longo da extensão de 750 metros. Tem quatro faixas de rodagem nos dois sentidos e um vão principal com 150 metros.

Ponte do Infante

Ponte do Infante

É a mais recente das Pontes do Porto e homenageia o Infante D. Henrique, tendo sido inaugurada em 2003. O projeto de Adão da Fonseca e Francisco Millanes Mato tem no vão de arco, praticamente horizontal, em betão com 280 metros o seu ponto mais emblemático numa estrutura com 72 metros de altura. É uma das maiores pontes de arco com apenas um tabuleiro no mundo e considerada uma das mais elegantes nesta tipologia por alguns especialistas. Une a zona portuense das Fontainhas à bonita Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e foi construída com o objetivo de servir de via rodoviária de substituição ao tabuleiro superior da ponte de Dom Luís, que passou a estar reservado para a passagem do metro. Tem uma extensão de 371 metros e 20 de largura, com duas faixas de rodagem em cada sentido.