Reside na área do Porto ou está de passagem pela cidade invicta e quer ideias para perspetivar planos de fim de semana a dois, em família ou com amigos? O All About Portugal apresenta-lhe 10 possíveis destinos para explorar em atividades de diferente índole e capazes de agradar a gostos e a estados de espírito diversificados. Uma das premissas em comum é situarem-se todas nos arredores do Porto, a menos de duas horas de viagem do centro. Numa zona tão rica a nível patrimonial, histórico, cultural e paisagístico não é difícil encontrar o que visitar perto do Porto, cujo Centro Histórico a UNESCO classificou como Património Mundial em 1996.

Percorrer a Ecopista Caminho do Rio

Percorrer a Ecopista Caminho do Rio

Vila Nova de Cerveira é conhecida como a “Vila das Artes”, por promover a Bienal de Arte mais antiga da Península Ibérica. Mas nem só de cultura vive este concelho situado perto da fronteira com Espanha. A Ecopista Caminho do Rio, que tem cerca de 13 quilómetros de constante contacto com o Rio Minho e a Natureza, é outra razão que justifica ponderar planos de fim de semana para esta região. Pode ser percorrida a pé ou de bicicleta e une as praias fluviais da Mota e de Montorros, já na fronteira com Valença. O percurso desenrola-se ao longo de grande parte da marginal ribeirinha e atravessa diversos pontos de interesse. Um dos principais é o Parque de Lazer do Castelinho, que conjuga uma vertente pedagógica relacionada com a natureza com atividades recreativas como um parque infantil, um parque geriátrico ou campos de jogos para a prática de diferentes modalidades. É aqui que se encontra também o Aquamuseu, que visa promover o património natural do rio e onde se podem observar diversas espécies. Nas suas imediações, o Parque Aquático é outro equipamento muito apreciado no verão.

Caminhada no Gerês

Caminhada no Gerês

Se é “amante” de Natureza, não pode perder um dos diversos trilhos pedestres sinalizados no Parque Nacional da Peneda-Gerês, situado bem no Norte de Portugal, uma região farta em zonas verdes e Natureza. Este que é o único parque Parque Nacional de Portugal destaca-se pela variedade faunística, botânica e histórico-cultural, integrando os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Há percursos pedestres mais ou menos exigentes consoante o nível de dificuldade e a preparação física de quem os quiser percorrer. Um dos mais curtos e mais fáceis é o Trilho Interpretativo do Mezio, com 2,2 quilómetros de extensão. Em contrapartida, o Trilho Castrejo, com quase 17 quilómetros, é dos mais exigentes. No meio das caminhadas, há também cascatas deslumbrantes para apreciar ou até se refrescar. A não perder são também os miradouros de onde é possível contemplar paisagens belíssimas como o da Pedra Bela, que garante uma panorâmica portentosa sobre as pontes do Rio Caldo, onde existem diversas praias fluviais.

Conhecer os castelos do Norte

Conhecer os castelos do Norte

Quando se equaciona o que visitar perto do Porto, conhecer os castelos mais emblemáticos do Norte de Portugal é uma hipótese a ter em conta. Propomos que este “mini roteiro” comece pelo Castelo de Guimarães, onde terá nascido o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. À semelhança das fortalezas que de seguida sugerimos é Monumento Nacional, tendo começado a ser construído no século X, e funcionou primeiro como mosteiro e, mais tarde, foi ampliado e adaptado a fortaleza e a Castelo. Também no distrito de Braga, o Castelo da Póvoa de Lanhoso impressiona pela sua admirável arquitetura e localização num monte sobranceiro. Ainda no Minho, o Castelo de Lindoso é um dos pontos mais visitados do concelho de Ponte da Barca, e é um cenário altamente fotografável com a envolvência da Serra e de um conjunto de 64 espigueiros em granito. Próximo do Porto, mas em direção ao Sul, no distrito de Aveiro, Santa Maria da Feira possui um bonito e bem conservado Castelo, que é considerado um dos mais icónicos monumentos militares portugueses.

Roteiro pelos santuários do Minho

Roteiro pelos santuários do Minho

Seja pela crença ou pela curiosidade, o turismo religioso atrai muitos apreciadores e propomos agora que possa programar planos de fim de semana para conhecer alguns dos principais santuários do Minho. Dois dos mais conhecidos e procurados situam-se em Braga, e são quase “vizinhos”. O Santuário do Bom Jesus do Monte está classificado pela UNESCO como Património Mundial desde 2019 e é o “ex libris” da cidade. Destacam-se a grandiosa Basílica, o altar-mor, os icónicos escadórios com as estações da Via Sacra e o elevador, movido a água. Ali bem perto, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro acolhe todos os anos milhares de peregrinos. Oferece vistas belíssimas e sobressaem a cobertura em abóboda da sua Basílica e o carrilhão de sinos. No concelho vizinho de Amares, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia data do século XVIII e encontra-se numa zona em que predominam a tranquilidade e os espaços verdes. A caminho do Gerês, o Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, tem centenas de anos de tradição e recebe também anualmente milhares de crentes.

Fim de semana radical em Ribeira de Pena

Fim de semana radical em Ribeira de Pena

Para quem gosta de testar a adrenalina ou simplesmente passar um fim de semana diferente cheio de atividades desafiantes sugerimos uma ida até ao Pena Aventura, parque de atividades lúdicas e radicais, localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, que dista cerca de 1h15 do Porto. O fantasticable, que é dos maiores do mundo, é a atração principal do parque e possibilita a sensação de se “voar” a 150 metros de altura ao longo de um quilómetro e meio a uma velocidade máxima de 130 quilómetros à hora. O Alpine Coaster, onde se sobe e desce em carros de estilo tobogã num percurso de 700 metros cheios de curvas, é outra atividade muito concorrida. Há ainda o big air jump, com saltos até sete metros para um colchão gigante insuflável, crazy cart, percursos aventura, rafting, slide, escalada ou paintball. No mesmo concelho, e acessível de forma gratuita, aproveite para percorrer a pé a ponte de arame de Santo Aleixo de Além-Tâmega, uma engenhosa estrutura.

Fazer um cruzeiro até à Régua

Fazer um cruzeiro até à Régua

Esta é uma sugestão que lhe permite descansar também do volante se já o utiliza no seu quotidiano. Muito procurados por turistas portugueses e estrangeiros, os cruzeiros no Douro dão a conhecer uma região encantadora com paisagens deslumbrantes. Propomos um dos cruzeiros que vai até ou que parte do Peso da Régua, cidade do distrito de Vila Real, que é um dos principais destinos dos cruzeiros na região duriense. Para quem está no Porto e quer realizar este cruzeiro, há empresas que garantem o transporte de comboio ou de autocarro até à Régua, sendo o regresso feito de barco. É, também, possível ir e regressar ao Porto sempre de barco, numa viagem repartida em dois dias. A zona da Régua possui uma grande beleza natural e estes cruzeiros são uma ótima forma de apreciar a região do Alto Douro Vinhateiro, que a UNESCO tem classificada como Património Mundial. A sua “imagem de marca” são as paisagens esplêndidas em que o rio Douro combina na perfeição com as vinhas em socalcos.

Percorrer os Passadiços do Paiva

Percorrer os Passadiços do Paiva

Outra proposta interessante para quem quiser caminhar na Natureza nos arredores do Porto. Inaugurados em 2015, assumiram-se rapidamente como uma das principais atrações turísticas do concelho de Arouca, no norte do distrito de Aveiro. Localizados numa das margens do Rio Paiva, os passadiços em madeira têm uma extensão de nove quilómetros e permitem observar paisagens deslumbrantes sobre uma região em que a natureza foi bem generosa. Integrados na área do Arouca Geopark, classificado como Património Geológico da Humanidade pela UNESCO, os Passadiços do Paiva já receberam diversas distinções nos World Travel Awards nas categorias de “Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo” e da Europa, e ainda de “Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico da Europa”. A cascata das Aguieiras é um belo exemplo do que se pode apreciar. Se ainda tiver fôlego, aproveite para visitar a 516 Arouca, a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Formada por grades e cabos de aço, tem 516 metros de vão, 1,20 metros de largura e fica 175 metros de altura acima do Rio Paiva.

Visitar a Veneza portuguesa de barco moliceiro

Visitar a Veneza portuguesa de barco moliceiro

Situada a 75 quilómetros do Porto, a bonita cidade de Aveiro é um destino bem aprazível a considerar quando se pensa em planos de fim de semana e o que visitar perto do Porto. Apelidada de Veneza portuguesa, devido aos vários canais existentes no seu centro histórico, tem nos passeios nos típicos e coloridos barcos moliceiros uma das suas principais atrações turísticas. Estas embarcações eram usadas na apanha do moliço, alga muito utilizada na fertilização dos terrenos agrícolas, e hoje configuram uma das principais atrações turísticas da cidade, que é muito conhecida também pelos seus saborosos ovos moles. Os passeios normalmente duram 45 minutos e percorrem os cinco canais da cidade: o Central, o do Côjo, o das Pirâmides, o de São Roque e o dos Santos Mártires, ou do Paraíso, como também é conhecido. Estes passeios nos canais urbanos da Ria de Aveiro são uma forma original de conhecer vários pontos de interesse e monumentos da cidade. Se o tempo estiver de feição aproveite também para dar um mergulho nas praias da região e apreciar o casario típico.

Desfrutar da Natureza na Lagoa da Pateira de Fermentelos

Desfrutar da Natureza na Lagoa da Pateira de Fermentelos

Mais uma ideia a explorar por quem gosta de Natureza. Estende-se pelos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, sendo a maior lagoa natural da Península Ibérica. Faz parte da Rede Natura 2000, dada a riqueza de habitats e a biodiversidade que apresenta, e assume-se como um paraíso natural “obrigatório” para os praticantes de birdwatching e fotografia, devido à quantidade e diversidade de aves que ali nidificam. Ao todo serão mais de 150 as espécies que se podem encontrar na Pateira de Fermentelos que oferece um espaço idílico com um grande espelho de água, onde o pôr do sol também é digno de ser devidamente apreciado. A garça-vermelha, a garça-real, vários tipos de patos, o maçarico, o milhafre-preto, a águia-sapeira, o guarda-rios ou a ibis-preta são algumas das aves que se conseguem identificar nesta região. Na área envolvente podem ainda observar-se lontras, raposas ou javalis. Já que está na região, vá até à Mealhada para saborear o prato de eleição da zona, o Leitão assado à Moda da Bairrada.

Fim de semana relaxante nas Termas de São Pedro do Sul

Fim de semana relaxante nas Termas de São Pedro do Sul

Se os seus planos de fim de semana passam por recarregar “baterias” e relaxar corpo e mente, sugerimos uma ida até às Termas de São Pedro do Sul, vila do distrito de Viseu que é muito conhecida pela sua estância termal, uma das principais de Portugal. As Termas estão abertas durante todo o ano e estão recomendadas para o tratamento de diversas patologias como problemas relacionados com as vias respiratórias, doenças do foro músculo-esquelético ou reumatismo. As termas distribuem-se por dois edifícios, o Balneário D. Afonso Henriques, direcionado para o termalismo terapêutico e a fisioterapia, e o Balneário Rainha D. Amélia, vocacionado para o bem-estar termal. Este serviço dá primazia ao relaxamento, tirando partido das características distintas da água termal. Pode optar entre o circuito termal, massagem profunda e descontraturante, programas de relaxamento a dois, massagem de relaxamento, massagem com pedras quentes, duche com massagem ou esfoliação e hidratação corporal. Para o rosto, há também tratamento antirrugas ou massagem facial.