Portugal tem uma fronteira terrestre de cerca de 1200 quilómetros, conhecida como “A Raia”. Nesta “linha” é fácil encontrar vilas perto da fronteira com Espanha que já foram palco de conflitos, uniões e disputas. Com localizações privilegiadas (muitas vezes altaneiras) e um rico e histórico património, onde não faltam as muralhas, os castelos e os fortes, por aqui, vai poder praticar o “portuñol”, testemunhar costumes que são uma interessante mescla de ambos os países e ouvir histórias presentes e passadas, deste mundo e do outro. As paisagens naturais estonteantes estarão sempre asseguradas, tal como uma oferta gastronómica que o vai conquistar – se não for mais nada – pelo estômago.

Junte-se ao All About Portugal, nesta viagem por vilas em Portugal, mesmo pertinho da fronteira com Espanha.

Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira

Com o Rio Minho a separá-la da vizinha espanhola Góian, esta vila está situada numa região de grande beleza natural e vários edifícios testemunham a sua riqueza histórica: do Castelo de Cerveira às muralhas, passando pelas gravuras rupestres ou pelos típicos solares minhotos, espelho do poderio económico local ao longo dos séculos. Está, ainda, na rota da Arte Contemporânea, graças à sua Bienal de Artes Plásticas, internacionalmente conhecida, que lhe valeu o cognome de “Vila das Artes”. Uma das suas imagens de marca é a Escultura do Cervo, da autoria de José Rodrigues dos Santos, situado no Miradouro da Encarnação, que homenageia o animal icónico que deu origem ao nome da terra (pela enorme colónia de cervos que aqui vivia). Não perca ainda a gastronomia local, influenciada pelo rio, onde as estrelas são a lampreia, a tainha e o sável.

Ponte da Barca

Ponte da Barca

Se é fã da Natureza, não deixe escapar uma das vilas perto da fronteira mais pitorescas do país. Rodeada pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e com rico património histórico-cultural, rapidamente se vai sentir em casa graças às suas gentes acolhedoras e à sua gastronomia regional onde não falta o vinho verde, o Sarrabulho, o Cabrito à Serra Amarela, a Posta Barrosã, a Lampreia, o Sável e a Truta. Explore a verdejante natureza minhota: há inúmeras lagoas, cascatas e trilhos para descobrir. Se prefere algo menos aventureiro, mas igualmente surpreendente, passeie pela zona ribeirinha de uma das vilas em Portugal mais acolhedoras.

Montalegre

Montalegre

Situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês entre as serras do Gerês, Barroso e Larouco, aqui a Natureza em estado selvagem impõe-se e cria cenários de sonho, num território que mantém os encantos de tempos idos das vilas em Portugal. Aventure-se pelos trilhos pedestres mais desafiantes, mergulhe em cascatas paradisíacas – como o Poço Verde do Gerês – e não perca as sextas-feiras 13 mais famosas de Portugal, onde não falta muita animação, queimadas e… muita bruxaria! O Congresso de Medicina Popular, em Vilar de Perdizes, que tem lugar habitualmente em setembro, atrai também muitos fãs do “oculto” e das medicinas alternativas. O Fumeiro e a carne Barrosã são as grandes estrelas da gastronomia montalegrense e farão magia nas suas papilas gustativas.

Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo

Esta vila raiana, do distrito da Guarda, está rodeada de uma intensa beleza natural, cujo ponto alto acontece nos meses de fevereiro e março, com o espetáculo natural das “Amendoeiras em Flor”. A região possui ainda, desde 2010, a primeira área protegida privada do país, a Reserva da Faia Brava, onde podem ser realizadas várias atividades turísticas de elevado interesse ambiental/cultural. Para além da riqueza natural, explore por perto o património edificado, onde se destaca a aldeia de Castelo Rodrigo, uma das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, distinguida como uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeia Autêntica.

Almeida

Almeida

Ainda no mesmo distrito, esta é outra das vilas em Portugal a não perder! Entre as planuras e as profundezas do vale do Rio Côa, Almeida está rodeada por um polígono defensivo de forma hexagonal de muralhas que constituem um raro exemplar da arquitetura militar, espelho da sua histórica vocação defensiva ao longo dos séculos. Hoje, alguns edifícios testemunham essa veia bélica, que começa logo na Idade do Bronze e do Ferro e culmina na Segunda Guerra Mundial: entre eles está o Museu Histórico Militar de Almeida e o Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida – CEAMA, o Picadeiro D’el Rey e Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes. Uma das vilas perto da fronteira que conta, como ninguém, a história de Portugal.

Marvão

Marvão

A zona montanhosa alentejana ainda é uma pérola por descobrir para a maioria. E um dos principais motivos para visitar o Marvão – uma das vilas perto da fronteira que se assemelha a um conto de fadas – são as impressionantes vistas sobre a região. Situada no ponto mais alto da Serra de São Mamede, dentro das muralhas desta tranquila vila alentejana, vai encontrar vestígios de várias épocas: da arquitetura popular alentejana, a arcos góticos ou janelas manuelinas. Para além do castelo, pode ainda visitar edifícios de interesse histórico como a Igreja de Santiago, a Capela renascentista do Espírito Santo ou simplesmente usufruir das mais belas panorâmicas, enquanto se aventura pela deliciosa gastronomia alentejana na Torre de Menagem e na Pousada de Santa Maria, uma adaptação de duas casas da aldeia.

Castro Marim

Castro Marim

Em pleno interior algarvio, encontra esta vila fronteiriça inserida numa variada
paisagem onde não falta o mar, o Rio Guadiana e as vastas extensões serranas! E
basta subir ao castelo de Castro Marim para poder contemplar toda esta beleza
natural num só olhar! Mas um passeio pela vila é, também, ficar a conhecer um pouco
da singela arquitetura algarvia, caiada de branco e pontuada com azuis fortes e
amarelos vivos. Uma visita às salinas é obrigatória: aqui o Sal Marinho tradicional é
recolhido à mão, segundo técnicas ancestrais que se mantiveram ao longo dos
tempos. É amante da natureza? Não perca um passeio pela Ria Formosa, pela sua
biodiversidade e beleza natural, considerada a mais importante área húmida do sul do
país.

Vila Viçosa

Vila Viçosa

É conhecida como “a princesa do Alentejo” e é uma espécie de vila-museu, apesar da
pequena dimensão, o que a torna uma das vilas perto da fronteira mais encantadoras.
O seu nome nasce devido à fertilidade dos solos e aos encantos do seu território e é
internacionalmente conhecida pela abundância do mármore, extraído e explorado a
partir de mais de 150 pedreiras. Visite o Palácio Ducal de Vila Viçosa, e surpreenda-se
com este edifício de estilo maneirista, com uma fachada de mais de 100 metros de
comprimento, totalmente revestida a mármore local. Já as suas 50 salas – abertas ao
público – vão revelar-se uma verdadeira aula de história.