Lisboa é a maior cidade de Portugal, além de ser a região onde existe a maior variedade de inovações nas áreas de restauração, bares e discotecas. Porém, o território português não é apenas a sua capital. Uma experiência completa por terras lusas só é possível viajando de norte a sul do país, e a estrada A1 pode ser uma maneira perfeita para vir a conhecer o centro e o norte de Portugal, desde Fátima até Coimbra.

A estrada A1, também chamada Autoestrada do Norte, começou a ser construída em 1961 e teve como principal objetivo encurtar a distância entre Lisboa e o Porto. Vários troços foram inaugurados em anos diferentes, mas a estrada ficou totalmente pronta apenas em 1991. Desde então, a ligação entre as duas maiores cidades de Portugal ficou menor, sendo criada uma rota que atravessa o centro do país. É um caminho para quem deseja conhecer mais para lá dos bairros lisboetas.

Esse percurso pode ser feito de autocarro, pois não faltam companhias que oferecem viagens usando a A1, mas, na verdade, a melhor experiência só é possível com um carro ou uma mota. O motivo é que durante o trajeto da estrada é possível fazer desvios para conhecer algumas cidades do centro e do norte de Portugal. A boa notícia é que existem diversas opções para conseguir isso, e no próprio aeroporto de Lisboa é possível alugar um carro que tenha o perfil perfeito para a viagem, seja uma carrinha para uma família maior ou até um modelo citadino mais económico para apenas dois passageiros.

Mas quais são as cidades que merecem uma pausa durante a experiência pela A1? Vamos falar um pouco mais sobre esses destinos.

Santarém, Torres Novas e Fátima

Logo após deixar Lisboa, e antes de completar os primeiros 100 quilómetros, é possível conhecer duas cidades históricas de Portugal. A primeira é Santarém, onde existe um laço entre a mitologia greco-romana e a religião cristã. O local teve no passado o título de "Capital do Gótico" e ainda possui muita arquitetura que remonta a esse estilo. A Torre das Cabaças e as diversas igrejas da cidade são visitas obrigatórias. A segunda cidade é Torres Novas, que possui menos de 35 mil habitantes, mas oferece uma oportunidade de conhecer um tradicional castelo medieval.

Torres Novas, que possui menos de 35 mil habitantes, mas oferece uma oportunidade de conhecer um tradicional castelo medieval.

Na sequência da estrada, a próxima parada é na cidade de Fátima. O local é considerado um dos territórios mais sagrados de Portugal e é uma das paragens “obrigatórias” para quem está a viajar pelo país. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é um dos patrimónios mais importantes do país e está na lista de lugares para se conhecer de toda a Europa.

Coimbra, Aveiro e Espinho

Na parte final da A1, localizada já ao norte de Portugal, estão três cidades que oferecem experiências distintas. Coimbra é a maior cidade do centro do país e é famosa mundialmente pela sua prestigiada universidade. Por conta disso, é um local que oferece atrações para qualquer turista, como bares, restaurantes e uma vida noturna bastante movimentada.

Por outro lado, Aveiro e Espinho, as duas últimas cidades da nossa lista, oferecem algo oposto. A primeira é considerada a “Veneza de Portugal”, enquanto a segunda possui uma das praias mais procuradas por turistas e portugueses. Ou seja, são duas cidades que podem ser boas opções para um descanso ao desviar da A1.

Portugal pode não ser um país grande, principalmente se compararmos com os nossos vizinhos Espanha e França, mas isso não significa que existam poucos lugares para conhecer. Então, após conhecer os encantos de Lisboa, explore a Autoestrada do Norte e visite outros lugares tão agradáveis quanto a capital.