Hoje em dia, não é preciso muito para tornar inesquecíveis umas férias com amigos ou com a família. A receita é fácil: uma pitada de imaginação, alguma originalidade e ousadia q.b., tudo sem precisar de sair de Portugal; ou para uma viagem no estrangeiro com pessoas próximas. Pense fora da caixa e teste o seu grau de tolerância às vertigens, durma numa antiga estação de comboios, caminhe durante vários dias (com o Atlântico como cenário de fundo), ou viaje no tempo a bordo de um comboio com cerca de 100 anos. O All About Portugal dá-lhe as ideias: só tem de escolher o seu meio de transporte preferido.

A pé – Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A pé –  Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

E que tal fazer férias com os seus amigos e levá-los a passear durante algumas horas… ou até alguns dias? A Rota Vicentina propõe-lhe 400 quilómetros “caminháveis”, por uma das mais incríveis zonas costeiras da Europa. Uma diversidade de paisagens naturais, oito percursos circulares (que se fazem entre 1.30h a 5.30h, dependendo de qual escolher) e dois principais para os mais valentes: o “Caminho Histórico” – com 230 quilómetros, que liga Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente – e o “Trilho dos Pescadores” – que segue sempre junto ao mar, ao longo de 125 quilómetros, entre Porto Covo e o Cabo de São Vicente. Depois disso, vai acabar as férias de verão com a “treta” toda em dia e uma bela experiência para recordar.

De bicicleta – Ecopista do Rio Minho

De bicicleta – Ecopista do Rio Minho

Ainda se lembra dos verões intermináveis de infância, quando passava as férias com amigos a andar de bicicleta? A Ecopista do Rio Minho é uma excelente opção para fazer um “remember” com aqueles companheiros de sempre. Este antigo troço ferroviário que passa por Monção, Valença, Caminha e Vila Nova de Cerveira, numa extensão de cerca 40 quilómetros, tem um grau de dificuldade que varia entre o “fácil” e o “muito fácil” e pode ser feito em várias etapas, por isso não há desculpas, mesmo que esteja enferrujado.  Aprecie os carochos – embarcações tradicionais do Rio Minho, que acompanha o trajeto –, descubra o Castelo de Vila Nova de Cerveira e perca-se pelas paisagens repletas de vinhedos. Termine a repor calorias, com qualquer um dos pratos da gastronomia minhota e um belo copo de vinho verde fresco.

De mota – Socalcos de Foz Côa (N222)

De mota – Socalcos de Foz Côa (N222)

Vista o seu blusão de cabedal e vá de férias com amigos… de preferência os motoqueiros. Protagonizem o vosso próprio “road movie” na N222, uma espécie de Route 66 à portuguesa,  considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. São 226 quilómetros que unem Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa, em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial da UNESCO. Deixamos-lhe desde já um spoiler: o troço de 27 quilómetros entre o Peso da Régua e o Pinhão é indubitavelmente a cereja no topo do bolo, com um total de 93 curvas por entre paisagens assombrosas, já foi, aliás, considerada a melhor estrada do mundo para conduzir.

Pelo ar – Alqueva

Pelo ar – Alqueva

O Grande Lago em que se transformou a albufeira do Alqueva é o pretexto perfeito para umas férias com amigos ou com a família. Principalmente se incluir um passeio de balão de ar quente, que lhe permitirá ver este espelho de água com cerca de 250 km², de outra perspetiva. Não perca alguns dos seus pontos de interesse: salientamos a nova Aldeia da Luz (a única povoação submersa pelas águas da barragem que teve de ser literalmente mudada de sítio), Monsaraz uma vila-museu medieval preservada, com muralhas e ruas de xisto e, claro, o céu da região (sim, o céu!), considerado pela UNESCO uma reserva para observação de estrelas. À noite, as luzes públicas são reduzidas ao mínimo, para possibilitar as condições perfeitas, mesmo para os astrónomos de primeira viagem.

De comboio – Comboio Histórico da Linha do Douro

De comboio – Comboio Histórico da Linha do Douro

O Alto Douro Vinhateiro é sempre um cenário perfeito para umas férias de luxo, em todos os sentidos! Para além de ser o destino ideal para quem é apreciador de bons vinhos e boa gastronomia, as paisagens são de cortar a respiração e a oferta turística, tanto em alojamento como em diversão, é cada vez maior. Junte a família ou organize umas férias com os amigos e visite a região classificada pela UNESCO como Património Mundial, a bordo de uma locomotiva a vapor, construída em 1925.  O fumo a sair pela chaminé e um apito inconfundível, darão cor a este percurso que liga a Régua ao Tua, com paragem em Pinhão, e com muita animação incluída.

De carro – Marvão

De carro – Marvão

É, sobretudo, uma deslumbrante surpresa para quem não conhece e é daquelas sugestões que pode entrar em qualquer lista de “sítios obrigatórios para ir de férias com amigos”. Dentro das muralhas do Marvão, poderá descobrir uma interessante amostra de arquitetura popular alentejana, mas um dos principais motivos para visitar a vila é a bela vista sobre a região. Mas não se fique por aqui, aproveite a visita ao interior alentejano e viva a experiência de sonhar e acordar na estação ferroviária da era industrial Marvão/Beirã, classificada como Património Arquitetónico. A TrainSpot Guesthouse é o sítio ideal para passar uns dias de férias com amigos ou com a família, não só pelo próprio espaço do alojamento (que promove o convívio), como pela tranquilidade da pequena aldeia rural ou pelas atividades disponíveis para fazer em grupo, entre modalidades “em marcha lenta” ou a “todo o vapor”, dependendo da sua genica e da dos seus amigos!