De Norte a Sul de Portugal, são incontáveis os monumentos religiosos que merecem fazer parte de qualquer roteiro turístico e/ou religioso. Quando à arte e engenho dos Homens se junta Fé e Religião, nascem autênticos tesouros, capazes de unir fiéis de todos os credos ou simples amantes de História, Arte e Arquitetura. O All About Portugal quis ir além do incontornável Santuário de Fátima e da referência obrigatória a Braga, e selecionou 10 dos mais populares monumentos portugueses relacionados com religião. São locais de culto emblemáticos do Catolicismo, mas também da fé Judaica, Islâmica e Budista. Seja pelos detalhes arquitetónicos ou pelas subtilezas da sua História, em sinal de devoção ou amor pela arte, sobram pretextos para os conhecer.

Basílica de Santa Luzia, Viana do Castelo

Basílica de Santa Luzia, Viana do Castelo

No alto do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a pequena réplica da parisiense Basílica de Sacré Coeur domina a paisagem, imponente. Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, o monumento religioso destaca-se pela cúpula que coroa o edifício e as enormes rosáceas (as maiores da Península Ibérica) a emoldurar coloridos vitrais. Subir a pé até à basílica é inequívoco sinal de devoção, mas também pode subi-lo de carro ou de funicular. Lá do alto, a vista é arrebatadora.

Torre dos Clérigos, Porto

Torre dos Clérigos, Porto

Ex-libris da cidade do Porto, quase nos esquecemos que se trata, de facto, de um monumento religioso e não apenas o mais belo dos miradouros. Com a assinatura do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, esta obra-prima do barroco, com os seus 75 metros de altura, “mais não é” do que a torre sineira da Igreja dos Clérigos. Inspire fundo e suba os 225 degraus que o levam ao topo, com o seu carrilhão de 49 sinos. Recupere o fôlego enquanto se delicia com uma das mais belas panorâmicas da Invicta.

Sinagoga do Porto

Sinagoga do Porto

A herança judaica em Portugal é vasta e diversificada, visível nos seus templos e casas, no traçado de algumas ruas, na toponímia, em ritos e tradições que sobreviveram ao tempo. O Porto acolheu, desde os anos 20 do século passado, uma numerosa comunidade e, desde 1938, tem como sede a Sinagoga Kadoorie – Mekor Haim, a maior da Península Ibérica. Visite o majestoso e moderno edifício e aproveite para conhecer o Museu Judaico do Porto e o Museu do Holocausto.

Convento de Cristo, Tomar

Convento de Cristo, Tomar

É o mais impressionante símbolo da passagem da Ordem dos Templários por Portugal. Construído entre os séculos XII e XVII e Património da Humanidade da UNESCO desde 1983, impressiona pela grandiosidade e beleza arquitetónica, numa combinação perfeita entre os estilos gótico, manuelino e renascentista. Se é um apaixonado por História e, em especial, pelos ritos e mitos destes monges guerreiros, não deixe de o incluir no seu roteiro dos mais incríveis monumentos religiosos de Portugal.

Convento dos Capuchos, Sintra

Convento dos Capuchos, Sintra

Quase passa despercebido, tal é a simplicidade e quase perfeita fusão na natureza envolvente. Sem qualquer vestígio de luxo ou conforto, o Convento dos Capuchos abrigou, até à extinção das ordens religiosas, em 1834, monges franciscanos que enfrentavam condições extremas de pobreza e privação. Percorra os exíguos corredores de pedra, observe as minúsculas celas e dormitórios revestidos a cortiça e repare na abóbada da pequena capela, formada na própria rocha.

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Monumento nacional, Património da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos é um dos monumentos religiosos mais visitados do país, simbiose perfeita entre Religião, História, Arte e Arquitetura. Se é um apaixonado por, pelo menos, um destes temas, não deixe de visitar esta obra-prima do Manuelino. Dedique toda a atenção aos detalhes da Igreja de Santa Maria de Belém, ao claustro, ao antigo Refeitório dos Frades e, claro, aos túmulos dos imortais autores Luís de Camões e Fernando Pessoa.

Cristo Rei, Almada

Cristo Rei, Almada

Inspirado no Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro, o Cristo Rei de Almada, com os braços abertos como que a abraçar Lisboa, é um dos mais populares monumentos religiosos de Portugal e miradouro privilegiado para a capital. Resultado de uma campanha nacional de angariação de fundos e inaugurado em 1959, mede no seu conjunto 110 metros de altura e ergue-se 113 metros acima do Rio Tejo. Dentro dos quatro pilares (a simbolizar os pontos cardeais), encontre a Capela de Nossa Senhora da Paz.

Mesquita de Lisboa

Mesquita de Lisboa

De acordo com os dados oficiais, serão atualmente cerca de 50 mil os membros da Comunidade Islâmica em Portugal e 51 mesquitas e locais de culto espalhados pelo país. Lisboa acolhe a mesquita principal, um imponente edifício de linhas modernas em tons de azul-turquesa. Professe ou não a fé Muçulmana, vale a pena saber mais sobre os rituais e a cultura do Islão. Informe-se sobre os horários das visitas e saiba de antemão que deve entrar descalço e com a cabeça coberta.

Stupa Tashi Gomang, Alcácer do Sal

Stupa Tashi Gomang, Alcácer do Sal

Com 16 metros de altura e um templo interior de 36 metros quadrados, é um dos maiores templos budistas do mundo ocidental e fica em Alcácer do Sal, no Centro de Retiros de Santa Susana. O interior, revestido de mármores alentejanas e decorado com estatuetas sagradas vindas do Tibete e do Nepal, acolhe rituais, votos e doutrinas budistas. O exterior, rodeado da verdejante paisagem alentejana, convida à meditação e outras práticas espirituais. Conheça os ensinamentos de Buda e renove energias.

Capela dos Ossos, Évora

Capela dos Ossos, Évora

Monumentos religiosos bastante comuns um pouco por toda a Europa, as capelas de ossos mais não são do que um convite à reflexão sobre a vida… e a morte. Das existentes em Portugal, a mais famosa é a de Évora, no interior da Igreja de São Francisco. “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”, pode ler-se à entrada. Dado o mote, já sabe o que o espera no lusco-fusco permanente para lá da porta: paredes, arcadas, pilares e teto completamente revestidos de milhares de ossos e crânios humanos!