Está à procura dos melhores destinos de inverno em Portugal? O All About Portugal organizou 10 sugestões para umas férias de sonho, de norte a sul do país, passando também pelos arquipélagos de Madeira e Açores. Nas alturas, em locais incontornáveis como a Serra da Estrela, ou perto do mar, na sempre romântica Costa Vicentina, há ideias que prometem tornar inesquecíveis os fins de semana (e não só) deste inverno em Portugal. Desafie os seus amigos ou a sua família e faça-se à estrada para começar o ano da melhor maneira, em qualquer um destes 10 destinos de inverno.

Serra da Estrela

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é um dos melhores destinos em qualquer altura do ano, mas sobretudo no inverno. E a grande “culpada” é a neve que, tradicionalmente, vai caindo por esta altura. Se no resto do ano a paisagem natural encanta e as lagoas refrescam, no inverno a maior atração é o manto branco, que convida a “guerras” com bolas de neve e, aos mais corajosos, a pegar nos esquis. Nas proximidades, a caricata aldeia de Cabeça costuma ganhar ainda mais encanto tornando-se na encantadora e mágica "Aldeia Natal". Em tempo de nevão, antes de tentar subir à Torre, informe-se se as estradas se encontram abertas. 

 

A cidade mais fria… e não só

A cidade mais fria… e não só

Tudo na Guarda respira a inverno, não fosse a cidade mais alta de Portugal continental a cidade dos 5 Fs: forte, farta, fria, fiel e formosa, sendo por isso um dos melhores destinos de inverno em Portugal. Não se limite a visitar a Guarda, nomeadamente a Sé Catedral e a vista desde a Torre de Menagem, e aventure-se noutros destinos das proximidades. Um dos que se destaca é Sortelha, a cerca de 45 minutos de carro, cujo centro histórico nos transporta para tempos de reis e rainhas.

Os encantos do Douro

Os encantos do Douro

A região do Douro é um dos melhores destinos de inverno, sobretudo se aliar à viagem uma jornada gastronómica e vinícola variada. Se o Vinho do Porto é uma das imagens de marca de Portugal no mundo, a verdade é que a gastronomia também se destaca como uma boa companhia para “aquecer” quem visita o Douro na época mais fria do ano. Mas sempre de máquina fotográfica em punho, claro, para registar as apaixonantes paisagens do Douro.

Piódão, a aldeia presépio

Piódão, a aldeia presépio

Situada na encosta da Serra do Açor, esta Aldeia Histórica de Portugal ganha ainda maior brilho com a chegada de dezembro e do inverno. Mal a noite cai, as casas de xisto iluminam-se e, ao longe, a aldeia revela-se como um autêntico tesouro de Natal, o que lhe valeu o nome de "aldeia presépio". No entanto, a pequena localidade de Piódão faz a delícia de portugueses e turistas internacionais em qualquer altura do ano.

Visitar o Gerês no inverno? Claro!

Visitar o Gerês no inverno? Claro!

Normalmente um destino mais desejado ao raiar da primavera, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma inesperada e agradável surpresa até nos dias mais frios. Não se assuste com as baixas temperaturas! Além de reunir menos gente do que na chamada época alta, a paisagem do Gerês mostra novas luzes e cores, próprias desta estação do ano. Aventure-se e descubra porque esta região se pode afirmar como um dos melhores destinos de inverno em Portugal.

A Serra da Cabreira... que inspirou Miguel Torga

A Serra da Cabreira... que inspirou Miguel Torga

É preciso revisitar o célebre escritor Miguel Torga para começar a perceber porque se deve entusiasmar com a Serra da Cabreira. Segundo o autor, é do ponto mais elevado desta Serra, o Alto do Talefe (1262 metros de altitude), que é possível observar o “belo absoluto”. Proteja-se do frio e, sozinho/a ou em boa companhia, descubra os segredos que se escondem para lá do amplo verde que marca esta visão de sonho no Baixo Minho.

No Alentejo, descubra Monsaraz

No Alentejo, descubra Monsaraz

São muitas as localidades no Alentejo que convidam a uma visita na estação mais fria do ano. Numa altura que não convida a mergulhos, aproveite para se aventurar pelo interior alentejano e deixe-se conquistar por belíssimos destinos, onde, como não podia deixar de ser, se come muito bem. Sugerimos, por exemplo, Monsaraz, uma vila que se destaca no topo da paisagem, guardada como um tesouro no interior das muralhas do velho Castelo.

Desça a Costa Vicentina

Desça a Costa Vicentina

Do interior para o litoral, recomendamos uma jornada aventureira pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Se no verão o desafio é optar pela bicicleta ou a mota, no inverno a viagem faz-se melhor de carro… mas com várias paragens. É impossível embrenhar neste caminho de sonho sem parar para fotografar, admirar a paisagem ou saborear uma exímia refeição. Sem dúvida, um dos melhores destinos de inverno.

Apaixone-se pela Madeira...

Apaixone-se pela Madeira...

Reconhecida internacionalmente pelas ostensivas celebrações de fim de ano, a Madeira não é só festa e fogo de artifício. Parta à descoberta do Funchal, mas também por outros locais da ilha, como Santana ou Porto Moniz, bem como a ilha vizinha de Porto Santo.

...e pelos Açores

...e pelos Açores

O verde dos Açores é um convite intemporal a desvendar os segredos que escondem estas ilhas. É certo que o bom tempo torna a viagem mais apetecível, mas o arquipélago é também um dos melhores destinos de inverno em Portugal. Não só os sítios mais turísticos são menos procurados, como a Natureza dá a conhecer outros encantos.