A imensa variedade de habitats e Património Natural fazem de Portugal um dos destinos de eleição na Europa para a observação de aves ou birdwatching. Em família, ou com um grupo de amigos, ponha os seus sentidos à prova e deixe-se encantar por sinfonias agradáveis e plumagens coloridas. Saiba onde observar aves e aproveite para explorar as paisagens estonteantes que encontrará pelo caminho, desde estuários e rios a planícies húmidas ou montanhas entrecortadas por vales e arribas. Pegue nos binóculos ou na câmara fotográfica e deixe-se guiar pelo All About Portugal, com oito locais únicos para a observação de aves.

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Pertencendo ao único Parque Nacional do país, a Serra do Gerês é, por si só, um tesouro que merece ser explorado. Com uma extensão considerável, encontrará habitats incrivelmente diversos, como a Portela de Leonte, onde poderá observar aves como o chapim-carvoeiro ou a estrelinha-de-cabeça-listada, e a Mata de Albergaria, que alberga aves de rapina como o açor ou a pequena ave insectívora felosa-ibérica. Passando para a região de Trás-os-Montes, um dos melhores locais para a observação de aves é o Planalto da Mourela, onde encontrará espécies raras em Portugal, como o picanço-de-dorso-ruivo, a laverca e o merlo-das-rochas. Aproveite e dê um passo a Pitões das Júnias, onde se destacam espécies como o pisco-de-peito-ruivo e a toutinegra-de-barrete-preto.

Estuário do Douro

Estuário do Douro

Se a questão é onde observar aves, o Estuário do Douro, particularmente a zona arenosa do Cabedelo, é um dos melhores locais da região para observar aves migratórias e limícolas. Da torre de observação existente na margem esquerda do Rio Douro, em Gaia, terá uma vista desimpedida para uma paisagem sem igual e para espécies como o maçarico-das-rochas, a gaivota-argêntea ou o guincho-comum. Algumas das aves migratórias que fazem do estuário a sua paragem são a garça-real ou o corvo-marinho-de-faces-brancas. Aproveite a oportunidade e dê um salto até ao outro lado do rio. Já no Porto, passe pelo Parque da Cidade, onde poderá observar uma enorme variedade de aves aquáticas, como o pato-real, o galeirão-comum ou a galinha-de-água, e grandes aves terrestres, como a garça-boieira ou o periquito-de-colar.

Ria de Aveiro

Ria de Aveiro

A Ria de Aveiro é um dos locais privilegiados para a observação de aves aquáticas. Os complexos de salinas, como a Marinha da Troncalhada, atraem uma extraordinária variedade de espécies, como a garça-branca-pequena ou o corvo-marinho-de-faces-brancas. Mais a norte, na Murtosa, é possível percorrer a orla da Península, que oferece vistas estonteantes sobre a ria e onde é possível observar outras espécies, como o flamingo-comum. A zona do Forte da Barra é merecedora também de uma visita. Aí, poderá percorrer a pé toda a extensão do molhe, na companhia de aves como o borrelho-de-coleira-interrompida, o pato-preto ou o raro pilrito-escuro.

Parque Natural da Serra da Estrela

Parque Natural da Serra da Estrela

A Serra da Estrela, na região centro, é rica em habitats diversos, que albergam espécies raramente observáveis noutros recantos de Portugal. Próximo da Torre destacam-se a petinha-dos-campos, o chasco-cinzento ou, no inverno, a ferreirinha-alpina e a escrevedeira-das-neves. Já na foz do Rio Zêzere, encontrará uma extraordinária formação geológica de nome Cântaro Magro, onde nidificam aves como o melro-de-peito-branco, o rabirruivo-preto e a andorinha-das-rochas. Aproveite o miradouro que se situa junto à estrada proveniente da Torre para se deslumbrar com toda a envolvência cénica da serra, um local de sonho também para a observação de aves e ideal para fotografar momentos inesquecíveis.

Peniche - Cabo Carvoeiro

Peniche - Cabo Carvoeiro

A particularmente bonita Península de Peniche é indicada também para os adeptos de birdwatching. Para além da extraordinária beleza das falésias, os miradouros que encontrará pelo caminho são os locais mais procurados para a observação de aves marinhas, como a rola-do-mar ou os corvos-marinhos-de-crista. O Ilhéu da Papoa é local obrigatório de paragem, de preferência junto ao marco geodésico, onde o falcão-peregrino pode ser observado com regularidade. Junto ao Molhe Leste, que pode ser percorrido a pé, é possível observar espécies como a gaivota-argêntea, o pilrito-das-praias ou, se a sorte sorrir, o pilrito-escuro.

Estuário do Tejo

Estuário do Tejo

A Reserva Natural do Estuário do Tejo é considerada uma das mais importantes zonas húmidas do país, pela impressionante biodiversidade ao nível de espécies de fauna e flora, e é um dos locais mais procurados por observadores de aves em Portugal. Entre as muitas espécies de aves que poderá encontrar, destacam-se o pato-branco, a garça-vermelha, e a águia-pesqueira. Poderá ainda encontrar algumas espécies raras enquanto dá um passeio pelos Passadiços do Parque Linear, como o ganso-campestre, o pato-ferrugíneo ou o codornizão. Com tempo, siga a nossa sugestão e percorra também a Serra da Arrábida. Além de paisagens de uma beleza ímpar, aqui encontram-se espécies únicas em território nacional, como a estrelinha-de-cabeça-listada, o rouxinol-comum, a pega-azul, ou o andorinhão-pálido.

Estuário do Sado

Estuário do Sado

Continuamos nas regiões húmidas, desta feita numa das maiores do país e que abrange um território vastíssimo, desde a cidade de Setúbal e zona de Palmela, até Alcácer-do-Sal e Grândola. Sabendo o que visitar, poderá avistar mais de 80 espécies diferentes num dia. Na margem norte do Rio Sado, as espécies mais habituais são o pernilongo, o alfaiate, o borrelho-grande-de-coleira ou o mergulhão-de-pescoço-preto. Na margem sul, mais concretamente nas Penínsulas de Tróia e da Carrasqueira, são facilmente observáveis espécies como o pisco-de-peito-azul, o flamingo-comum, a cegonha-branca ou o menos comum chapim-de-faces-pretas. No verão, aproveite a visita para dar um belo mergulho nas praias de tirar o fôlego que caracterizam a região.

Ria de Alvor

Ria de Alvor

Terminamos no Algarve, entre Portimão e Lagos. Destino de férias por excelência de portugueses e não só, o sul do país é muito mais do que praias paradisíacas. Para muitos observadores, a Ria de Alvor é uma das zonas mais ricas e diversas em avifauna do país, apesar da sua área relativamente pequena, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Aqui encontrará aves típicas de sapais e estuários, aves marinhas e aves terrestres. Entre algumas das espécies mais comuns que escolhem a zona para nidificar, temos o chamariz, o verdilhão, a poupa ou o trigueirão. A partir da vila de Alvor, percorra e explore o sistema dunar onde, para além de encontrar as condições mais favoráveis à observação de aves, poderá ainda dar um passeio a pé ou de bicicleta pelos passadiços.