É mais do que oficial: Portugal é um dos destinos preferidos dos nómadas digitais, que aterram em solo luso em busca de conforto, qualidade de vida e, porque não, praia, sol e uma divertida vida social. Por aqui encontram um clima ameno, segurança, paisagens incríveis, gentes acolhedoras, infraestruturas de qualidade, uma gastronomia sedutora, entre muitas outras qualidades que fazem do nosso país um destino de sonho para muitos nómadas digitais se fixarem durante um longo período de tempo… ou para toda a vida. No momento de escolher onde trabalhar e onde ficar, as listas e relatórios apontam, frequentemente, para as duas maiores cidades portuguesas: Lisboa e Porto. Mas se querer ir além das escolhas mais óbvias, deixamos-lhe uma lista de 11 destinos, de Norte a Sul do país, passando pelas ilhas, onde pode combinar o trabalho remoto com a descoberta de um país riquíssimo. Depois de cá chegar e se deixar conquistar, o difícil será partir.

Ponte da Barca

Ponte da Barca

Se é um daqueles nómadas digitais fã de vilas pitorescas, no meio de Natureza, vai apaixonar-se por Ponte da Barca. Rodeada pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e com rico património histórico-cultural, as suas gentes acolhedoras e a sua gastronomia regional minhota vão fazê-lo sentir-se em casa. Aproveite quando não está a trabalhar para explorar a inúmeras lagoas e cascatas do território, para fazer longas caminhadas no meio da Natureza ou para dar uns mergulhos na Praia Fluvial de Ponte da Barca.

Vila do Conde

Vila do Conde

“Entre pinhais, rio e mar…/ Lembra-me Vila do Conde / Já me ponho a suspirar!”, escreveu o poeta José Régio sobre esta inspiradora cidade costeira, cujo património histórico-cultural está ligado a enormes vultos da cultura portuguesa, que vão de Eça de Queirós ao contemporâneo Valter Hugo Mãe. Com apetecíveis praias, nos meses de verão é muito procurada por veraneantes e do seu calendário anual fazem parte alguns eventos obrigatórios como o Curtas Vilas do Conde Film Festival, a Mostra de Edições Independentes ou a Feira Internacional de Artesanato. Se anda à procura de um sítio onde trabalhar com praia, rio, Natureza e animação, não procure mais!

Guimarães

Guimarães

“Aqui nasceu Portugal”, como poderá ver escrito numa torre de pedra da muralha, no Largo do Toural, uma das praças principais da cidade. Faça da Praça da Oliveira – em pleno Centro Histórico, classificada pela UNESCO em 2001 como Património Cultural da Humanidade – o seu escritório diário. Para além da importância histórica da cidade e da sua beleza, esta tem também um interessante, intenso e extenso movimento associativista. Há dezenas de associações culturais, abertas a quem que quiser juntar, que lhe permitirão sentir-se parte de Guimarães. No início vai sentir-se um estranho, mas rapidamente os acolhedores vimaranenses vão fazê-lo sentir-se em casa.

Nazaré

Nazaré

As imagens das ondas da Nazaré correram mundo quando, em 2011, o surfista Garrett McNamara conseguiu o impensável: surfar uma onda de 23,77 metros na Praia do Norte, batendo o Recorde Mundial do Guinness. Se é praticante da modalidade e anda à procura de um sítio à sua medida onde trabalhar, este é um bom destino para si. Mas nem só de ondas cidade esta encantadora cidade de pescadores repleta de cor, com ruas estreitas e perpendiculares à praia, onde a tradição ainda é o que era.

Covilhã

Covilhã

Nesta cidade de montanha, com a Serra da Estrela como cenário, as ruas estreitas e íngremes são testemunhas das inúmeras vidas desta terra. Acolheu, no passado, a Comunidade Judaica, foi capital da Indústria dos Lanifícios e, há mais de 40 anos, viu nascer a Universidade da Beira Interior. Desde então, ganhou duas vidas: a universitária, em período letivo, e uma outra, bem mais tranquila, em tempos de férias escolares. Não se deixe ficar apenas pela cidade e explore as belezas naturais da região, assim como a gastronomia, com ênfase para o Queijo da Serra da Estrela e para o cabrito e enchidos.

Serra da Gardunha

Serra da Gardunha

Tranquilidade é o que procura quando escolhe um sítio onde ficar? Continue pelo  Interior de Portugal, território pouco habitado e com belezas naturais inigualáveis! Não lhe faltam pitoresca aldeias que o vão receber de braços abertos. Na Paisagem Protegida da Serra da Gardunha, também já começam a surgir espaços de coworking. Se prefere espaços mais organizados, espreite a Cooperativa Cowork, dinamizada pela Rede de Aldeias de Montanha, que cria um equilíbrio entre condições invejáveis para o trabalho remoto para nómadas digitais e os prazeres de um ambiente rural acolhedor.

Évora

Évora

Um conjunto urbano representativo dos séculos XVI a XVIII levou a UNESCO a classificar Évora como Património Mundial. Já se imaginou, com o seu trabalho remoto, num cenário destes como pano de fundo? Com um tranquilo e acolhedor ambiente, esta cidade-museu é perfeita para quem gosta de Arte e de História. Surpreenda-se com a riqueza do seu património, como o Templo Romano, a Sé Catedral ou a Capela dos Ossos (decorada com ossos humanos) com uma inscrição que nos relembra da fragilidade da vida: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.

Vila Nova de Mil Fontes

Vila Nova de Mil Fontes

Ainda no Alentejo, mas no Litoral, encontra esta pérola onde não falta nada: mar, rio, grandes areais, boas ondas e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina para explorar. O casario branco, com portas e janelas debruadas de amarelo e azul, vai conquistá-lo no imediato. Se é fã das atividades ao ar livre, vai ficar rendido e vai adorar descobrir o Alentejo. Espreite os percursos da Rota Vicentina e mergulhe nas praias da região. A Zambujeira do Mar é um dos sítios que não pode perder!

Tavira

Tavira

Há já muitos anos que o Algarve é um destino de eleição, tanto para turistas como para estrangeiros que procuram um destino acolhedor para passar uma longa temporada. Agora chegou a vez dos nómadas digitais procurarem a região. O território é vasto, mas, se não sabe onde ficar, sugerimos-lhe Tavira, cidade com um certo encanto oriental, rica em história, gastronomia e tradição; e com uma extensa costa com praias de areia branca e águas com temperaturas convidativas. Os encantos da cidade incluem ainda a Ria Formosa, rica em fauna e flora.

Ponta Delgada

Ponta Delgada

É a capital da Ilha de São Miguel, a maior ilha do Arquipélago dos Açores, conhecida pela “ilha verde”, porque, apesar da sua origem vulcânica, esta é a cor dominante do território. Aqui, a tradição convive com o cosmopolitismo e a tranquilidade da vida insular adapta-se bem ao trânsito de estrangeiros que todos os dias chegam a este paraíso. Dê um mergulho nas águas quentes das furnas, prove o cozido feito com os calores vulcânicos e não perca um dos eventos mais originais da cidade que leva a música aos lugares mais inusitados, o Tremor.

Funchal

Funchal

Se sonha viver num local com temperatura amena durante todo o ano, aqui vai encontrar um clima mediterrâneo cuja média anual é de 20 graus! Mas há mais motivos para instalar-se na capital do Arquipélago da Madeira, como as Levadas e a Floresta da LaurissilvaPatrimónio da Humanidade –, a Praia do Porto Santo – escolhida pela “European Best Destinations” como o melhor destino de praia em 2022 – ou o constante fluxo de estrangeiro que, todos os dias, chega à ilha dando-lhe uma renovada vida. Se é fã de futebol e de Cristiano Ronaldo, percorra as ruas onde cresceu o craque, visite o museu dedicado à sua vida e tire uma foto com a sua estátua.