A gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro é parte indissociável da sua história e da sua memória cultural. Para nossa sorte, a tradição perdurou no tempo e chegou aos nossos dias, em forma de iguarias de comer e chorar por mais. As suas gentes souberam adaptar-se ao clima, por vezes rude, e tal não foi impeditivo para produzir os melhores vinhos, enchidos e azeites, não esquecendo a castanha, a amêndoa, os cogumelos, o mel e, claro, as carnes Mirandesa, Barrosã e Maronesa.

Alguns dos seus pratos refletem ainda a dureza das condições de vida da sua população no passado, como os enchidos, que surgiram para aproveitar todas as partes dos animais, tendo também a vantagem de ter grande durabilidade; e o uso das castanhas e feijão, produtos baratos e saciantes. E desta necessidade nasceram petiscos como a alheira de Mirandela, o caldo de castanhas e a feijoada à transmontana. Percorra a lista de 8 pratos tradicionais que o All About Portugal selecionou e faça-se à estrada, não será difícil encontrar onde comer estas delícias da gastronomia transmontana.

Caldo de Castanhas à Transmontana

Caldo de Castanhas à Transmontana

A palavra caldo já cheira a outono, mas se lhe acrescentarmos “de castanha”, então ficamos com uma verdadeira comida de conforto de tendência outonal. Fácil de preparar e muito saborosa, aproveita o melhor da gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a sua castanha de excelência.

Alheiras de Mirandela

Alheiras de Mirandela

Pratos tradicionais há muitos, mas a alheira tem uma categoria muito especial, tanto podendo ser entrada, como prato principal. Diz-se que terão sido inventadas pelos judeus para escapar à Inquisição, uma vez que são impedidos pela religião de comer carne de porco. Hoje em dia, não terá dificuldade em encontrar um restaurante onde comer uma boa alheira.

Folar de Chaves

Folar de Chaves

Para muitos, o Folar de Chaves é o pão da Páscoa, mas esta delícia salgada, um dos ex-libris da gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro, merece ser saboreada em qualquer altura. Na sua confeção são usados ovos, farinha, azeite e, mais importante, as melhores carnes da região, como o presunto e o salpicão.

Posta à Mirandesa

Posta à Mirandesa

A Posta à Mirandesa é, como o nome indica, confecionada com carne mirandesa, produzida nas pastagens naturais do nordeste transmontano, onde é utilizado um sistema de alimentação natural que confere à carne um sabor único. A sua confeção é muito simples, mas o sabor, esse, é excecional.

Feijoada à Transmontana

Feijoada à Transmontana

Provavelmente um dos pratos mais famosos da gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Feijoada à Transmontana consome-se durante todo o ano, mas é indispensável no almoço de Domingo Gordo de Carnaval. É confecionada com feijão, carne de porco, salpicão e linguiça e, segundo a tradição, acompanhada por um bom arroz de forno.

Bacalhau à Transmontana

Bacalhau à Transmontana

Nem só de carne vive a gastronomia transmontana, o fiel amigo bacalhau também dá um ar da sua graça. Mas, não renegando as origens, na receita de Bacalhau à Transmontana, não falta um pouco do melhor presunto da região. Bacalhau, presunto e um bom puré de batata – porque não juntar produtos de excelência?

Cristas de Galo

Cristas de Galo

As Cristas de Galo, também conhecidas como Pastéis de Toucinho ou Pastéis de Vila Real, são pastéis em forma de meia-lua, recheados com uma mistura que leva ovos, toucinho, maçã e amêndoa. Foram criados pelas monjas do Convento de Santa Clara, sendo atualmente um dos doces mais conhecidos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Papos-de-Anjo de Mirandela

Papos-de-Anjo de Mirandela

Os papos-de-anjo são um doce à base de ovos que existe um pouco por todo o país, mas na zona de Mirandela tem a particularidade de ser recheados com uma compota de fruta, que pode ser de diversos sabores. Não deixe de provar este divino doce conventual!