Há muitas e diversificadas Atrações no Porto, que vão desde obras emblemáticas de arquitetura a jardins maravilhosos, "obrigatórias" de conhecer por quem visita a cidade, mesmo que por poucos dias. Banhada pelo magnífico Rio Douro e servida por seis pontes que estabelecem ligação com o concelho vizinho de Vila Nova de Gaia, a Cidade Invicta está repleta de Atrações Turísticas. Siga as sugestões do All About Portugal e parta à descoberta de uma cidade lindíssima, cujo Centro Histórico está classificado como Património Mundial pela UNESCO. Pode passear junto ao rio, desfrutar de vistas soberbas, conhecer locais com grande importância histórica ou cultural e, para quem gosta de desporto, sugerimos que assista a um jogo de futebol. Aproveite os intervalos e os caminhos entre cada ponto a visitar para desfrutar de um cálice do famoso Vinho do Porto ou deliciar-se com pratos típicos como a Francesinha ou as Tripas à Moda do Porto

 

Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos

Classificada como Monumento Nacional desde 1910, a Torre que se ergue imponente no centro da Cidade Invicta tem 75 metros de altura, o que a torna num miradouro esplendoroso. A subida é feita ao longo de uma escada em espiral com 225 degraus, um esforço que vale bem a pena, tal é a panorâmica que se pode apreciar. Construído nos inícios do século XVIII, o conjunto arquitetónico dos Clérigos, que integra ainda a Igreja, é de inspiração Barroca e constituiu, indiscutivelmente, uma das principais Atrações no Porto. Em épocas especiais, a Torre tem as suas portas abertas até às 23 horas, o que permite desfrutar de uma experiência inigualável, seja a observar o pôr-do-sol ou a noite movimentada.

Livraria Lello

Livraria Lello

Tida como uma das livrarias mais bonitas do mundo, é comum haver fila para a visitar na Rua das Carmelitas, próximo da Baixa e da Reitoria da Universidade do Porto. Inaugurada em 1906, é uma livraria com um excecional valor histórico, artístico e arquitetónico, apresentando um interior que impressiona pela sua beleza, com especial destaque para a sua emblemática escadaria que terá inspirado J. K. Rowling para o primeiro livro da saga Harry Potter. Curiosamente, a escadaria que tantos fãs atrai, e que inicialmente era castanha, só passou a ser vermelha em 1993 e por um erro “muito feliz” de empreitada quando se realizaram obras de conservação e restauro no edifício. A entrada é paga, mas o valor é dedutível na aquisição de livros.

Jardins do Palácio de Cristal

Jardins do Palácio de Cristal

São o local perfeito para um passeio romântico na zona central do Porto, com os visitantes a serem convidados a serpentear entre a grande diversidade de flora e de árvores classificadas, ou o lago para descobrirem os vários miradouros que oferecem panorâmicas esplêndidas sobre o Rio Douro e a cidade. Os lindos jardins foram projetados pelo alemão Emil David, incluído na construção do edifício do Palácio de Cristal, inaugurado em 1865 e demolido em 1951, dando lugar ao Pavilhão Rosa Mota, espaço multiusos que acolhe espetáculos culturais ou desportivos. Do projeto original, permanecem ainda o Jardim Emil David, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, bem como o bosque e as varandas sobre o Douro. Se ao passear se deparar com alguns pavões não se assuste. São outros dos motivos de interesse do espaço.

Majestic Café

Majestic Café

No “coração” da Cidade Invicta, na movimentada Rua de Santa Catarina, encontra-se o Majestic, um dos exemplares mais notáveis de Arte Nova do Porto e já considerado um dos mais belos cafés do mundo. Para além da icónica fachada, no seu interior saltam à vista os enormes espelhos, os candeeiros em metal trabalhado e o mobiliário elegante. Inaugurado em 1921, este café deslumbrante é também um importante lugar de memórias da história portuense, dos anos 20, bem como do debate de ideias e das tertúlias políticas. De resto, continua a ser um cenário propício à realização de eventos culturais, com a sua distinta atmosfera a fazer recordar os tempos da "Belle Époque". As rabanadas envoltas em creme de ovos e frutos secos são uma das suas especialidades.

Estação de São Bento

Estação de São Bento

É considerada uma das estações de comboio mais bonitas do mundo, devido ao seu admirável átrio revestido de azulejos. Quem chega a esta estação localizada na Baixa do Porto, pertíssimo da Avenida dos Aliados, pode contemplar um magnífico exemplar da "Belle Époque", ao estilo parisiense. Ao entrarem, os visitantes e muitos utilizadores diários deparam-se com 20 mil azulejos. Pintados a azul e branco, os vários painéis representam cenas marcantes na história, maioritariamente, do Norte de Portugal como a entrada, a cavalo, dos reis D. João I e D. Filipa de Lencastre na Cidade Invicta em 1387 para celebrarem o seu casamento. Mesmo para quem não pretende viajar de comboio, a Estação de São Bento é uma das Atrações no Porto de visita obrigatória.

Sé do Porto

Sé do Porto

Perto da estação de São Bento e da Ribeira, ergue-se num ponto sobranceiro esta grandiosa Catedral, que é Monumento Nacional desde 1910. Construída entre os século XII e XIII, apresenta características românicas e góticas, a que se juntam outras do período Barroco, altura em que registou obras de remodelação. O seu interior mantém a aparência de igreja-fortaleza, merecendo especial atenção a rosácea do século XII, bem como a galilé lateral, do século XVIII, que se encontra voltada para a cidade. Outro ponto que justifica um olhar atento é o distinto claustro gótico, do século XIV, que exibe sete grandes painéis de azulejos, do século XVIII, com representações de cenas do "Cântico dos Cânticos".

Ribeira do Porto

Ribeira do Porto

Com uma localização privilegiada junto ao Rio Douro e integrada no Centro Histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, é um dos lugares mais pitorescos e vivos da cidade do Porto, sendo muito frequentado por turistas e residentes que procuram descontrair ou desfrutar de uma refeição nos bares e restaurantes da zona. Pode dali apreciar o cais de Vila Nova de Gaia ou a Ponte de Dom Luís, considerada uma das mais bonitas da Europa. A Ribeira é também um dos possíveis pontos de partida para realizar o Cruzeiro das 6 Pontes, uma das experiências mais concorridas que a Cidade Invicta proporciona e que permite ficar a conhecer as Pontes que ligam o Porto a Gaia a bordo de um Rabelo, barco típico do Rio Douro.

Fundação de Serralves

Fundação de Serralves

É, indiscutivelmente, outra das Atrações no Porto e um ícone de referência a nível de arquitetura e oferta cultural. A Fundação inclui o Museu de Arte Contemporânea, projetado pelo premiado arquiteto português Siza Vieira e que tem um espólio de arte contemporânea portuguesa e estrangeira, a bonita Casa Cor de Rosa, exemplar de referência da arquitetura "Art Déco", e o Parque de 18 hectares com os seus belíssimos jardins. Aproveite e percorra o Treetop Walk Serralves, um passadiço singular ao nível da copa das árvores. O conjunto patrimonial de Serralves está classificado como Monumento Nacional desde 2012, uma distinção que enaltece ainda mais o valor cultural, arquitetónico e paisagístico daquele que é um dos mais consolidados projetos culturais de Portugal.

Casa da Música

Casa da Música

Foi projetada no âmbito da escolha do Porto como Capital Europeia da Cultura em 2001 e é um dos ícones de arquitetura contemporânea e a principal sala de concertos da Cidade Invicta. Inaugurada em 2005, é o primeiro edifício em Portugal inteiramente dedicado à música e rapidamente se assumiu como uma das Atrações no Porto, captando a atenção de visitantes de todo o mundo, seja para apreciar o projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas, seja pela oferta cultural. A Sala Suggia, com capacidade para acolher 1238 pessoas, é a maior da Casa da Música e considerada o seu "coração". Distingue-se pela acústica de excelência e pelas sete janelas que garantem diferentes ângulos de visão. É possível a realização de visitas guiadas a este magnífico edifício.

Estádio do Dragão

Estádio do Dragão

É a casa do Futebol Clube do Porto, um dos maiores clubes de futebol em Portugal. Obra marcante de arquitetura da autoria de Manuel Salgado e inaugurado para o Campeonato da Europa de 2004, é um estádio moderno, confortável, funcional e dotado de boa acústica, com capacidade para cerca de 50 mil espectadores. É possível visitá-lo diariamente, mas se puder vá em dia de jogo para vivenciar "in loco" as emoções dos adeptos portistas. Nas mesmas instalações situa-se o Museu, onde se encontram em destaque grandes atletas que passaram pelo clube, mas também as suas muitas conquistas, com realce para as duas Ligas dos Campeões de futebol. Para além da ampla coleção de troféus, deixe-se impressionar também pela exposição interativa.

Sea Life

Sea Life

Situado mesmo em frente ao mar, junto ao Parque da Cidade e ao Castelo do Queijo, o Sea Life é um aquário "gigante" que integra mais de três mil criaturas fascinantes. Divirta-se ao caminhar pelo primeiro túnel subaquático de Portugal e delicie-se com a beleza das tartarugas, dos pinguins Humboldt, dos polvos, dos tubarões ou das raias-focinho-de-vaca, entre muitos outros. Neste oceanário, os visitantes podem experienciar pegar num ouriço ou tocar numa estrela-do-mar, enquanto as crianças são desafiadas a responder a perguntas sobre o mundo marinho. Já na área SOS Oceanos, são destacados os riscos que o mundo marinho enfrenta e os cuidados que se podem ter para o preservar. Antes ou após a visita a esta atração turística, e se o tempo estiver de feição, aproveite para passear pela zona da Foz em família.

WOW - World of Wine

WOW - World of Wine

Do outro lado do Douro, na zona histórica de Vila Nova de Gaia, encontramos este inovador espaço cultural e museológico, que inclui sete museus temáticos e 12 restaurantes, bares e cafés, para além de áreas de exposições e de realização de eventos. A entrada na praça central ao ar livre, de onde é possível desfrutar de uma vista espantosa sobre o Porto, é gratuita. Já o ingresso nos museus é pago e pode optar pelo "The Wine Experience" ou o "Pink Palace Experience", onde tem direito a provas de vinho rosé, entre outros cinco temas que vão desde à cortiça ao chocolate. Neste espaço que, já se transformou numa das Atrações Turísticas de eleição na zona do Porto, e que une na perfeição o mundo dos vinhos à história e à gastronomia, há ainda uma Escola de Vinho, que promove workshops e degustações sobre a área.